terça-feira, 10 de janeiro de 2017

OS GALOS CANTAM AO AMANHECER...O GALO DA DONA IRACI, RUA IUGOSLÁVIA, CANTA TODA HORA!


No mundo animal, existem muitas perguntas que martelam a nossa cabeça e uma delas é: por que os galos cantam sempre na parte da manhã? E agora estamos surpresos com o galo da Dona Iraci da Rua Iugoslávia , zona sul de Londrina que canta várias vezes ao dia. Por que será? Isto é normal?
Os vizinhos já acostumaram com o cantar do Galo da Dona Iraci... é uma distração e a dona Iraci, tem este galo como ave de estimação e vai mantê-la viva enquanto Deus quiser.





Li uma pesquisa feita por Cientistas da Universidade de Nagoya, dirigidos pelo professor Takashi Yoshimura, fizeram vários experimentos com galos a fim de conseguir respostas várias perguntas. Eles pegaram diversos animais e os deixaram expostos a diversos ambientes por várias semanas. Os bichos reagiram de forma que eles puderam chegar a algumas conclusões.
A equipe tentou enganar os pássaros, colocando-os aleatoriamente em ambientes com muita luz brilhante, som alto, ambientes escuros e muitos outros, podendo dizer que as aves têm um relógio interno que reage a diversos estímulos externos. Dessa forma, não tem um só motivo que faz os galos cantarem, e sim vários deles.
Então, por que os galos cantam?
Embora os galos cantem religiosamente todos os dias pela manhã, esse não é o único horário em que eles soltam suas vozes. É possível presenciá-los cantando em qualquer parte do dia. Os pesquisadores concluíram que o canto dos galos têm diversas funções e, como já foi dito, eles reagem a estímulos externos.

Os barulhos altos e mudanças nos níveis de luzes, tudo isso é tido pelo galo como uma ameaça e ele não deixa por menos: canta para mostrar quem é que manda. Nesse caso, a função é bradar mais alto frente ao inimigo. E isso não acontece apenas nas primeiras horas do dia, e sim em qualquer horário em que o animal achar que está correndo perigo.

Algumas pessoas acreditam que esse é o verdadeiro motivo pelo qual eles cantam no final da madrugada, já que é nesse horário que o escuro começa a terminar. Mas o fato do galo cantar duas horas antes de a luz do sol surgir ainda intriga os cientistas, que acabaram por considerar outra situação depois de suas pesquisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário