quarta-feira, 8 de março de 2017

BLOG FILOSÓFICO: " A MENTE, MENTE?"







Passando pelo Zerão vi este pensamento filosófico feito neste muro ..." A MENTE, MENTE!"


Será que é isto mesmo? A mente pode ajudar ou pode machucar. Se a mente tem maus hábitos, ela terá sentimentos negativos em relação aos outros. Se fizermos um esforço para treinar a mente para que melhore a si mesma, os pensamentos se tornarão mais amistosos e amorosos com relação aos outros e a nós mesmos.
A mente pode purificar a si mesma. Uma parte da mente está sempre observando o que está acontecendo e pode realizar a tarefa de melhorar a si mesma. Se ela aprender a observar as coisas como elas são, então, irá compreender que, quando há pensamentos ou emoções negativos, a mente está aflita. A medida que esta parte observadora se torna mais forte, as partes da mente que reagem se tornam mais fracas. A mente torna-se mais pura e o sofrimento é removido.
Você observa a respiração entrando e saindo, sem permitir quaisquer outros pensamentos. Em geral, quando pensamentos agradáveis vêm à mente, queremos alguma coisa, e com pensamentos desagradáveis, aparece a aversão. Mas, quando estamos simplesmente observando a respiração, ainda que por alguns momentos, não há negatividade poluindo a mente. A medida que estes momentos de pureza se tornam mais longos, a mente, gradualmente, se torna mais clara. Isto acontece, inicialmente, na superfície da mente, mas prepara você para mais tarde praticar a meditação Vipassana, que irá limpar até as raízes.
É exatamente por isto que você medita. Se a mente fosse já capaz de manter-se focada, você não precisaria meditar. A mente fica vagando – este é o seu hábito. Todos os tipos de pensamento vem, a maioria sobre o passado ou sobre o futuro. Uma coisa importante é perceber o quão rapidamente nós nos tornamos conscientes da mente que se distraiu. Nosso trabalho é continuamente trazer a mente de volta para a observação da respiração.
Quando pensamentos vêm, a mente reage a estes pensamentos e a respiração muda. Quando ficamos bravos ou chateados, notamos que a respiração se torna mais forte e acelerada. À medida que a mente se acalma, a respiração volta ao normal. Ao compreendermos a mente através da observação da respiração, nos tornamos capazes de fortalecer as nossas boas qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário