terça-feira, 10 de outubro de 2017

UMA BELA LENDA DO PÁSSARO JOÃO-DE-BARRO!

                          

VOCÊ CONHECE A LENDA DO PÁSSARO JOÃO-DE-BARRO?

Pelas canções e poesias conhecemos o canto característico do pássaro joão-de-barro quando está construindo sua casa. Sempre ao lado de sua companheira. Eles jamais se separam, senão com a morte. O macho jamais cobiça a fêmea do próximo. Entre ambos não há traição.  O joão de barro não é tão bonito tampouco tem penas maravilhosas. Gostam do campo e de lugares habitados, nunca são vistos nas matas e nas florestas. Quando faz sua casa o macho e a fêmea trabalham juntos, são bairristas. Quando resolvem mudar de casa, deixa-a limpinha por dentro, sem vestígios de ninho, sem sujeira alguma. 

Nas páginas da história os índios diziam  que  há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento.
O pai da moça fez esta pergunta: 
- O que você pode provar em sentimentos, amor , e ser digno de estar ao lado para sempre da moça mais bonita da tribo?
- Eu a amo de todo coração! - respondeu o jovem Jaebé.
O pai dela  da resposta, mas achou o jovem atrevido, então disse:
- O último pretendente de minha fila , cheio de entusiasmo disse  que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
- Saiba o Senhor, eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.

Todos da tribo estavam presentes e ficaram admirados com a coragem a coragem do rapaz apaixonado. O pai da moça ordenou que se desse início à prova. Então, enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorava e implorava à deusa Lua que o mantivesse vivo. O tempo foi passando e certa manhã, a filha pediu ao pai:

- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.

E o velho respondeu:

- Ele é arrogante, falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.

Esperou então até a última hora do novo dia, então ordenou:

- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.

Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seus olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e tinha cheiro de perfume de amêndoas. Todos se admiraram e ficaram mais admirados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!

E foi naquele exato  momento que os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceram para sempre.

Podemos constatar a prova do grande amor que uniu esses dois jovens no cuidado com que o joão-de-barro constrói sua casa e protege os filhotes. Os homens admiram o pássaro joão-de-barro porque se lembram da força de Jaebé, uma força que nasceu do amor e foi maior que a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário