terça-feira, 10 de outubro de 2017

VOCÊ SABIA POR QUE AS RUAS DO JAPÃO SÃO LIMPAS???






             Algumas situações presenciadas no Japão:
★ Um amigo começou a fazer arubaito (emprego temporário) em um restaurante japonês localizado numa das avenidas mais movimentadas da cidade. Primeira tarefa que lhe foi atribuído: com vassoura e pá deveria recolher todo o lixo e sujeira da calçada, do estacionamento e ao redor do restaurante. Recolher todo lixo, inclusive tocos de cigarros, folhas caídas…
★ Moradores de conjuntos habitacionais administrados pelo Governo ou cidade (Ken ei jutaku ou shi ei jutaku) são orientados na assinatura do contrato que deverão participar do Mutirão de Limpeza periódico, que envolve recolher todo lixo abandonado nas dependências externas do condomínio, como também tirar capins e matinhos, como recolher folhas secas e galhos de árvores…
O mutirão de limpeza é realizado não somente em conjuntos habitacionais do governo e prefeitura como também em condomínios públicos, associação de bairro, associação comercial, nas fábricas.
★ Certa vez, presenciei um grupo de assalariados e funcionários do escritório uniformizados, fazendo a limpeza de uma calçada pública. Perguntei o que eles estavam fazendo. Explicaram que os operários da fábrica utilizam aquele espaço como ponto de ônibus para aguardar o transporte da empresa e este grupo do escritório da fábrica, periodicamente fazem a limpeza destes pontos, mesmo orientando os operários a não deixarem lixo no local, para não causar transtornos aos proprietários locais e transeuntes que utilizam a mesma calçada.
★ Primeira vez quando fui a uma clínica médica no Japão, cheguei bem cedo, pois todos haviam me falado que o atendimento é demorado.  Os funcionários da rede hospitalar já haviam iniciado o expediente, muito antes do horário de atendimento aos pacientes. Faziam a limpeza interna e também a limpeza externa nas imediações do Hospital além da calçada e estacionamento…
★ Participei de um evento ao ar livre num parque com gincanas e barbecue (churrrasco à moda japonesa) com as crianças do bairro e familiares (Kodomokai). Terminado o evento, antes de ir embora,  as mães, instrutores e as próprias crianças com um saco de lixo na mão, recolhiam todo o lixo deixado até por outras pessoas…
E todo lixo acumulado foi levado para casa pelos participantes, para que possa ser colocado em local próprio para coleta (no Japão, o lixo é coletado em locais, datas e horários determinados por tipo de material).
Em locais públicos, como parques, praias, áreas de churrasco, sempre tem uma placa orientando os usuários a levar o seu lixo para sua casa.

Sabe o que reduz a poluição? Educação…
No Japão desde a tenra idade, as crianças aprendem que lixo tem que jogar no cesto ou levar para casa. Os bolsos ficam cheios de embalagens de balas, lenços de papel, etc…
As donas de casas, empresas e estabelecimentos comerciais limpam a calçada, estacionamento e ao redor todas as manhãs, inclusive recolhem as folhas que caem das árvores, evitando assim problemas como entupir bueiros…
A comunidade, a associação de bairro, os condomínios fazem mutirão de limpeza periodicamente, para manter limpo as instalações e arredores, inclusive retirando o capim ou matinho…
Em todos os locais encontramos cestos de lixo, seja em estabelecimentos comerciais, órgãos governamentais, bancos, hospitais, escolas, shopping, supermercados, máquinas de refrigerantes, praias, parques …
De um modo geral (tem exceções também) as ruas estão limpas, mesmo após um evento ou matsuri, quando os próprios organizadores se encarregam da limpeza…
Jogar o lixo corretamente, separar os materiais recicláveis, são atitudes que contribuem para reduzir a poluição também. O governo japonês também realiza campanhas de conscientização 【ごみゼロ】- gomi zero, esclarecimentos à população com relação a jogar lixo nas ruas 【ポイ捨て】- poi sute, orientação sobre separação de lixos recicláveis,  recolher fezes de animais de estimação em passeios, etc.
limpeza todas as manhas - poi sute

 Um dos motivos das ruas do Japão serem limpas:
★ Cada um cuida da limpeza de sua calçada, estacionamento, arredores. Indenpendente se escola, residência, fábrica, empresa, comércio… Alunos, funcionários, donas de casa,trabalhadores, operários, executivos fazem a sua parte.
★ De um modo geral não tem serviço de limpeza das ruas, como garis. Somente em casos de emergência como acidentes, taifus, terremotos ou outros desastres naturais quando os órgãos públicos disponibilizam os serviços.
★ Limpar não é questão de obrigação e sim de honra, ordem e disciplina. Manter limpo e não sujar é uma questão de respeito e educação.
Infelizmente nos tempos modernos, encontramos exceções… Mas onde não tem exceção?
Isto é Japão!
A educação e disciplina para jogar o lixo, podem ser resultados de aprendizagem, que passa de geração a geração e cria o hábito, como uma regra comum e natural  de convivência, como é o caso do Japão.
limpeza todas as manhas

Outro exemplo de limpeza nas rua é de Cingapura
Temos também na Ásia, um outro exemplo, onde a educação foi disciplinada através de regras e punições severas pelo governo. Por exemplo é proibido: cuspir no chão, jogar lixo no chão, não dar descarga no banheiro, andar com o carro sujo ou com peças quebradas, estacionamento fora do lugar, etc. Estamos falando de Cingapura, onde a população aceita as punições porque tem a cidade sempre em ordem. Muitos turistas que visitaram Singapore, retornaram ao Japão, se queixando de que aqui as ruas estão sujas…
Antigamente Cingapura tinha um sério problema de lixo e principalmente com goma de mascar que foram banidas em 1992, quando jovens começaram a grudálias nas portas dos trens, o que impedia que elas se fechassem corretamente, causando atraso e interrupções no transporte público. Hoje é proibido entrar em Cingapura com goma de mascar, esta orientação é passado a todos os turistas que pretender visitar o país. Goma de mascar além de multa, poderão ser motivo de prisão!
Para educar a população, o governo de Cingapura adotou multas e punições severas. Se flagrado jogando sujeira no chão por um dos fiscais que ficam à paisana nas ruas e estações, receberá uma multa, se for a segunda vez, a multa será em dobro. Na terceira vez além de multa mais cara receberá de constrangimento social. O contraventor é obrigado a colocar um colete com a frase << Ordem de trabalho coletivo>> estampada nas costas e, varrer o chão.  Não raro, quando isso acontece, o cidadão é filmado pelas autoridades e a cena passará em rede nacional.
A limpeza em Cingapura é tamanha que possibilita ver o reflexo das pessoas no piso dos vagões e das plataformas. Esse ambiente quase hospitalar se repete nos shoppings, nos espaços públicos e no aeroporto. (leia mais aqui Cingapura: uma cidade que anda na linha dura) Outra sugestão de leitura é> Viajar pelo mundo! Cingapura, uma caixinha de surpresas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário