sábado, 6 de janeiro de 2018

CRÔNICA DO OSVALDO: " PRECISO APRENDER A OUVIR MAIS E FALAR MENOS"






        "Você é bom ouvinte? Quando alguém lhe fala você presta atenção? Normalmente nos achamos excelentes nesse quesito e nem notamos que temos um problema, provável razão de conflitos no trabalho, em casa e até nas relações de amizade. Quando criança em Minas Gerais era franzino e pouco falava, depois de crescido quis ser  tagarela, e até locutor de rádio me tornei, leio e questiono muito e às vezes me distraio e não presto atenção. Não me controlo e quero falar, falar... 
         Se autoanalise você costuma interromper as pessoas e jogar suas ideias? Caso esteja ocorrendo são sinais de que não ouvimos com atenção e interesse o que os outros têm a dizer. Dê um pulinho ao passado, talvez descubra a origem do comportamento. Por que será que agimos assim ouvindo pouco e falando demais?  Particularmente tenho que mudar!
        Se você teve pais que não eram muito presentes, por exemplo, provavelmente se virou sozinho e é evidente que crescer na vida nessas condições nos torna mais fortes, mas também nos deixa mais egoístas e passamos a não dar ouvidos aos outros. Afinal, para que ouvi-los se você sempre deu conta do recado? Pena que às vezes nada ou pouco sabemos.
        Há muitas razões para nos tornarmos bons ouvintes.
    A gente vai se sentir muito valorizada, respeitada, compreendida e sem dúvida, amada. É o amor que vai, volta. Dê amor e atenção e receba o mesmo. É claro que identificar essa dificuldade e passar a ter diálogos de qualidade não é simples: leva tempo e exige envolvimento. Dialoguemos , ouvindo bastante, não importa a idade com quem falamos e os escutemos bem.
     Você deixará de ser o centro das atenções o tempo todo para alternar esse posto com o outro que também merece ser ouvido. Pode ser difícil reconhecer que olhamos muito para o próprio umbigo, que interrompemos as conversas para que nossas opiniões predominem, mas precisamos das outras pessoas para viver em sociedade e sermos felizes. Devemos pensar nisso e mudar nosso modo de agir e aprender a ouvir mais. Não somos donos de supostas verdades ouçamos as ideias dos outros.

     Buscar diálogos de qualidade significa que você se importa. Então, quando estiver com alguém, esteja presente de corpo e alma. Olhe nos olhos, não se distraia com celular ou outras atividades. Coloque-se no lugar do outro e se concentre na conversa. Imagine como deve ser falar com alguém e essa pessoa não ter vez e voz. Perdem os dois, sejam namorados, casados, amigos enfim dois seres em que um fala e o outro só escuta, sem chance de falar. Isso não é bom e sociável.

        Então, se é felicidade que você busca, seja amigo do silêncio, ele pode ser um importante aliado nessa tarefa. Já fomos apresentados, agora precisamos nos tornar amigos de verdade, por isso, ser um bom ouvinte é algo que tem que acontecer para o diálogo não morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário