quinta-feira, 7 de junho de 2018

BLOG DO CAMPO : A SAFRA DE CAFÉ NO BRASIL DEVE FICAR ENTRE 54 E 58 MILHÕES DE SACAS!

Em todo o País, segundo Sera, as cultivares mais plantadas são Catuaí e Mundo Novo. Porém, os agricultores paranaenses já estão se acostumando a cultivar variedades diferentes. Um dos trabalhos do Iapar, frisa ele, é desenvolver essas variedades com ciclos de maturação distintos para que o produtor possa ter mais tempo para fazer a colheita - período geralmente realizado entre maio e setembro. Uma das cultivares do instituto, a IPR 107 é classificada como semi-precoce e tem seu período de maturação entre abril e maio. A IPR 98 em junho; a IPR 99 em julho e as IPR 100 e 103 no final de julho até começo de agosto. 

Marcos Zanutto
Marcos Zanutto


Com essas opções de cultivares o cafeicultor tem condições de distribuir a colheita em quatro meses, ao invés de colher tudo em um único período. O que, de acordo com Sera, diminui o custo de produção, por exigir um secador de café de menor porte, assim como a infraestrutura da propriedade. 

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra de café no Brasil deve ficar entre 54 e 58 milhões de sacas, aproximadamente 30% a mais que em 2017. Gustavo explica que o produtor brasileiro tem, em média, produtividade de 25 sacas beneficiadas por hectare. "Se o cafeicultor tiver uma produtividade de 40 sacas por hectare, ele vai ter uma lucratividade boa e vai poder adotar a mecanização, diminuindo o custo de produção." A colheita responde por 40% do custo de produção. Com a mecanização, além de resolver problemas com a falta de mão de obra, há importante redução nas despesas. 

Há tempos o Paraná perdeu o título de principal produtor de café, porém a cultura ainda representa uma importante alternativa de produção, especialmente para a agricultura familiar. Sera destaca o trabalho realizado pelo Iapar a favor da diversificação de culturas nas propriedades e o potencial do café nesse processo. "Caso o produtor consiga atingir produtividade acima de 40 sacas e mecanizar a lavoura, ele teria uma rentabilidade até dez vezes mais que em outros grãos. Com uma bebida de qualidade, 30 hectares de café podem render o mesmo que 200 hectares de grãos como a soja", calcula o pesquisador. 

Nesta edição do Multiagro o público também poderá conferir detalhes do processo de colheita do café. O programa vai ao ar domingo (3) às 8h na MultiTV (canal 20 e 520 da NET), com reprises diárias.
Colaboração de Mariana Tocci-FOLHA DE LONDRINA para o Blog Comunicando para Refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário