sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VOCÊ ACEITA CRÍTICAS?

   

Como é difícil ouvir algo negativo de uma pessoa, principalmente sobre o nosso trabalho. Embora seja dolorido receber uma reprovação, é muito bom saber que a mesma crítica que nos incomoda pode ser utilizada como parâmetro para melhorarmos o nosso desempenho.

Nem todas as críticas são válidas, mas em todas as situações é importante saber ouvi-las e principalmente saber lidar com elas. Muitas vezes as críticas são desleais e têm o intuito de destruir ao invés de construir – nessas ocasiões é preciso ter equilíbrio para poder separar o que realmente serve daquilo que deve ser descartado.
Quando não aceitamos as críticas, estamos perdendo uma oportunidade de avaliação gratuita sobre a nossa capacidade – se abrirmos mãos da crítica, jamais saberemos se o que estamos fazendo está certo ou sendo aceito por receio.

As empresas já perceberam, por exemplo, que ouvir os clientes é um fator positivo e destinam departamentos inteiros somente para receber reclamações e sugestões, os famosos SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. As reclamações dos clientes ajudam a empresa a melhorar produtos e serviços, portanto, pensemos na crítica como algo relevante.
Veja abaixo 6 pontos negativos que não devemos reproduzir na empresa:

1 – Não saber ouvir;
2 – Falar em momentos inadequados;
3 – Pedir desculpas o tempo todo para o mesmo erro;
4 – Não cumprir ou chegar atrasado aos compromissos;
5 – Prometer e não cumprir;
6 – Falta de solidariedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário