sábado, 25 de novembro de 2017

O QUE É ECOLITERATURA?

ECOLITERATURA ...


É falar sobre sustentabilidade através dos livros de história e da arte sustentável, de forma lúdica e divertida. Água, Terra, Ar e Gente. Isto  estimula as crianças a cuidarem do nosso planeta e da vida. São pequenas ações que podemos fazer dentro da nossa casa, escola ou empresa.

Resultado de imagem para ECOLITERATURA



O que as crianças podem fazer para cuidar do planeta Terra?


Especialistas em Educação garantem que um dos mais eficazes recursos para a formação do ser humano é o velho e bom livro de história. Este recurso tão simples e tão acessível tem muito mais valor do que se imagina... Com ele estimulamos a criança a pensar sobre o que sente, o que faz e o que quer para si. As histórias que contamos e lemos para os nossos pequenos são construtoras (ou destruidoras) de valores que farão toda a diferença na vida adulta.
Abraçada a esta certeza,  a Ecoliteratura e a Arte Sustentável entras em em nossa vida. - contadas com linguagem simples, pequenos textos e muitas imagens - que falam da vida e sobre como as crianças podem cuidar do que é seu a partir das pequenas atitudes. Diálogo com as crianças não somente sobre a preservação do meio ambiente, mas também sobre temas que levam à reflexão sobre a responsabilidade e a prática da cidadania.

Embora pareçam simples, à primeira vista, as histórias abordam temas complexos como: a escassez da água, o desmatamento, a chuva ácida, o consumo consciente, o respeito às diferenças, o exercício dos direitos e deveres. Para as ilustrações se utiliza  técnicas de artes plásticas que permitem o reaproveitamento de materiais e estimulam professores e alunos a reproduzirem os personagens e os cenários dos livros - de forma lúdica, divertida e sustentável. Origamis, colagens com sobras de papel, recortes de revistas usadas, construção com sucata, papel machê, sobras de tintas e colagens com elementos naturais, dentre outras artes, dão cor e vida às histórias.


Para terminar, um pedido... Se você, professor, mediador ou gestor, teve alguma experiência interessante com um dos meus livros, não deixe de divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário