terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SAIBA QUANTO GANHA UMA MULHER TRABALHANDO NO JAPÃO!



      Recentemente fiz um vídeo falando sobre salários no Japão e especificamente          quanto ganha uma mulher, pois por aqui ainda existe muito as diferenças de          gêneros e não temos como questionar, afinal estamos em um país que não é            nosso.
Antes de entrar nos detalhes sobre valores e cálculos, quero dissertar um pouco sobre a realidade do trabalho por aqui. Sim, encontrar um serviço nas fábricas no Japão é bem mais rápido do que encontrar um serviço em nosso país. Em primeiro lugar temos que entrar em contato com as chamadas empreiteiras, que são as responsáveis em colocar os funcionários nas fábricas, ou seja, não somos contratados diretos dos lugares onde trabalhamos, existe na verdade a terceirização de serviço e isso ocorre da seguinte maneira: A fábrica paga um valor x por cada hora trabalhada de cada funcionário da empreiteira. A empreiteira por sua vez para ao funcionário dela uma quantia y por cada hora de trabalho. Sobre valores que as empreiteiras recebem por cada hora eu não posso falar especificamente, pois não sei, mas com certeza elas ganham o bastante para fazerem esta ponte entre funcionário e empresa. 

Agora que já sabemos que aqui no Japão ganhamos por hora, vamos entrar nos detalhes específicos dos pagamentos destas horas. No meu caso, trabalho durante o dia e o valor de minha hora é de 950 yenes. Trabalhando 8 horas por dia eu cumpro a carga horária de 40 horas semanais. Tudo que eu fizer além das 8 horas no dia eu já ganho como hora extra, ou seja, já posso acrescentar 25% a mais no valor da minha hora, então de 950 yenes eu passo a receber 1187,5 yenes por hora. Os horários dos sábados o dia inteiro se recebe como hora extra, porém algumas fábricas costumam dizer que se estiver marcado no calendário anual da fábrica que tem serviço naquele sábado especifico aí pagam como hora normal, sem acréscimo. Nem todos os lugares fazem o que é certo, bom, não vamos entra nestes casos. 
Em geral, temos intervalos a cada 2 horas trabalhadas e este varia de 5 a 10 minutos. O horário do almoço em alguns lugares é de 1 hora, mas no meu caso, a fábrica em que trabalho só dá 40 minutos. Existe um refeitório onde o custo da refeição é de 463 yenes, mas que não é obrigatório, pois a maioria das pessoas preferem levar a refeição de casa. Para quem leva de casa tem o microondas para esquenta. 
Agora que você já saber que ganho por hora e quanto ganho por hora, já sabe que temos alguns intervalos, quero falar para vocês como eu chego até o serviço se eu não dirijo e meu trabalho fica distante do serviço de meu marido. Pois bem pessoal, uma coisa que achei bem interessante quando cheguei por aqui foi o lance das empreiteiras terem uma responsabilidade grande em relação ao funcionário, pois em algumas delas existe o tal do MUKAI (acho que assim que se escreve rsrsr) que são os motoristas das empreiteiras que pegam a gente em casa e deixam na fábrica e no horário de nossa saída retornam para levarmos para casa. 


Existem fábricas aqui no Japão que funcionam 24 horas, ou seja, tem trabalhadores que fazem o horário da noite e nestes caso, ganham 25% a mais na hora a partir das 22:00 até as 5:00 da manhã. Ah, caso você que more no Japão, que passou a semana inteira trabalhando e seja convidado a trabalhar nos domingos, você tem direito a 35% de acréscimo na sua hora, mas pense bem, pois nestes caso você vai ficar sem seu dia de folga.

Lembrando a mulherada que nas fábricas existe uma diferença salarial entre homens e mulheres, mas na hora de colocar a mão na massa o trabalho vai ser duro para ambos. Eles não veem a mulher como sexo frágil, e é isso mesmo, pois já peguei um serviço lascado de sujo e pesado, mas que a mulherada era quem comandava o negócio. Não tinha tempo ruim. 

E é basicamente isso pessoal, claro que em algumas regiões do Japão o valor da hora vai variando para mais ou para menos, depende muito do tipo de serviço, do horário e etc. Para mais informações assista nosso vídeo no canal Tyci Okabayashi. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário