quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? CONHEÇA ALGUMAS DESCONHECIDAS FOBIAS!





Fobia é o medo exagerado de objetos, situações ou animais. Às vezes provoca tal estado de angústia que é impossível de ser dominado. Apesar da gravidade do assunto, os nomes dados às fobias nem sempre são claros, o que dá margem a confusões, especialmente nos casos mais incomuns, com os quais a maioria de nós não está familiarizada.


Tente descobrir a que fobias se referem os nomes abaixo.




Catagelofobia

medo do ridículo

Catagelofobia - O Medo do Ridículo

Catagelofobia vem da palavra grega "Katáguelos" que significa zombaria, ridículo + a palavra "fobia" que significa medo. Podemos assim dizer que catagelofobia é o medo irracional e anormal de ser ridicularizado. Normalmente as pessoas em algum momento na vida enfrentam alguma situação embaraçosa, e a maioria de nós acabam superando esses momentos, mas as pessoas que sofrem desta fobia distorcem os fatos e, quando veem pessoas rindo, consideram que algo embaraçoso está acontecendo, e que isto é com elas.



Climacofobia



CLIMACOFOBIA
É uma fobia em que as pessoas têm receio de subir e descer escadas. A climacofobia também está associada á acrofobia, que é o medo das alturas. Muitas pessoas temem as escadas altas ( e não só), visto que têm medo de cair de uma altura elevada ou não muito elevada mas que pode causar gravidade ao sujeito. Esta fobia surge nas pessoas quando estas tiveram uma situação traumática ou então assistiram a algo negativo; como uma queda de um amigo e este se magoa com gravidade.

Os sintomas normalmente incluem extrema ansiedade, sentimento de ameaça e qualquer um associado ao pânico, tais como: falta de ar, respiração acelerada,náuseas, sensação de boca seca, dificuldade para articular palavras ou frases.
O tratamento mais adequado para esta fobia é o comportamental.
medo de escadas



Dinofobia


Ao contrário do que a palavra nos remete, dinofobia não é o medo de dinossauros ou répteis pré-históricos gigantes, mas sim o medo mórbido à vertigem.


Disabiliofobia

Medo de se vestir na frente de alguém


Disabiliofobia, medo de se despir
É claro que nosso aspecto físico influi de maneira notável em como nos sintamos mais ou menos confortáveis sem roupa. Todos nós sentimos alguma vez medo ou vergonha de nos despirmos e da reação do nosso parceiro, mas quando esse temor nos domina e se torna algo irracional, é possível que se sofra de disabiliofobia. Esta fobia desenvolve-se devido à baixa autoestima vinculada com o nosso corpo, mas representa um problema importante para muitas pessoas que não conseguem ter relações sexuais se não for com a luz apagada ou cobrindo com roupa determinadas áreas do seu corpo.
Testofobia


medo de fazer provas escolares



TESTOFOBIA:
Pessoas que apresentam essa condição experimentam alto nível de estresse antes das provas. A fobia pode influenciar negativamente no desempenho escolar e na aprendizagem dos estudantes. Não são raros os casos de abandono escolar por conta da testofobia.

O medo afeta o desenvolvimento social, emocional e comportamental do aluno. Esse tipo de distúrbio tem sido relatado desde o início de 1950.

É importante buscar tratamento especializado para esse tipo de problema, pois a fobia causa sofrimento físico e emocional, desencadeando diversos problemas intelectuais. Os tratamentos mais recomendados para a testofobia são: psicoterapia, terapia cognitivo comportamental (TCC) e medicação específica contra transtornos de ansiedade, como antidepressivos, por exemplo.

Se você apresenta testofobia ou conhece alguém que tem o problema, procure ajuda profissional para um tratamento adequado. A recuperação do indivíduo com testofobia pode demorar meses, promovendo uma melhora progressiva no comportamento do estudante.

Os pais devem ficar atentos ao desempenho de seus filhos na escola. Somente o acompanhamento dos pais pode ajudar a diagnosticar a fobia precocemente.
Essas são algumas fobias que existem e às vezes nos amedrontam e tiram nossa paz de um bom viver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário