segunda-feira, 29 de outubro de 2018

EVANGELIZANDO PELO BLOG DO OSVALDO: QUEM É CRISTÃO AMA O PRÓXIMO!




Está na Bíblia sagrada:  Jesus resume toda a LEI no Amor: Amor a Deus e aos irmãos. Era um grande emaranhado de preceitos e prescrições. Muita gente hoje tem dificuldade em recordar de cor os 10 mandamentos. Imaginem a dificuldade para lembrar e cumprir todas essas normas. 
Jesus responde, buscando fundamentação em duas passagens da Bíblia:






Pesquisando a Bíblia  li em:
- Deuteronômio: "Amarás o Senhor teu Deus com todas..."(Dt 6,5)
- Levítico: "Amarás teu próximo como a ti mesmo..."(Lv 19,18)
O QUE ESSE EVANGELHO TEM A NOS DIZER, HOJE? 
Ao longo dos dois mil anos de cristianismo fomos criando muitos mandamentos, preceitos, proibições, exigências, opiniões, pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. 
E acabamos perdendo a noção do que é verdadeiramente importante. Hoje, ficamos discutindo certas questões secundárias, sem discernir muitas vezes o essencial da proposta de Jesus. O essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos. Para o cristão, o Amor é fundamental, porque Deus é amor e ama o ser humano, e o ser humano é um ser criado para amar. Talvez tenhamos de remover muito lixo acumulado com o tempo, que nos impede de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus.
O AMOR A DEUS nós manifestamos quando nos mantemos na Escuta de sua Palavra e na disposição de cumprir a sua vontade. 
O AMOR AOS IRMÃOS nós manifestamos ao dar atenção às pessoas que encontramos pelos caminhos da vida, ao sentir-nos solidários com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, ao partilhar as desilusões e esperanças do próximo, ao fazer da nossa vida um dom total a todos. O mundo, em que vivemos, precisa redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida…
A bem da verdade... de uns tempos para cá... vemos pessoas religiosas, frequentam igrejas, dizem ter Jesus no coração... mas na prática não faz o correto. Às vezes , jovens que falam bonito sobre o evangelho... principalmente alguns jovens não dá um alô, uma palavra, não abre a janela do carro, para dar uma saudação amiga. Não está havendo uma união e sim uma completa desunião... o ato de abraçar , dizer um bom dia, ver como está o semelhante...nada disso acontece e aí, até na própria vizinhança fica a impressão que se está ilhado ou num lugar desconhecido.
É certo isto? Cadê o amor ao próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário