sábado, 28 de setembro de 2019

LEIA E FIQUE ESPERTO: "GOLPE DO MOTOBOY" FAZ MAIS VÍTIMAS EM LONDRINA!


SAIBA COMO FUNCIONA:




Preste atenção uma quadrilha está aplicando um golpe pelo telefone. Em nossa região está havendo muitas vítimas da fraude popularmente conhecida como o "Golpe do Motoboy".
Falsos funcionários do banco entram em contato com o correntista e informam que o
sistema detectou uma suposta compra com características fraudulentas em sua conta
bancária e questionam a sua veracidade. Por se tratar de uma "falsa" compra, o cliente
informa que não a realizou, assim o suposto funcionário do banco explica que houve uma fraude no cartão e sugere o seu cancelamento através do telefone da central de atendimento localizado atrás do cartão.
Os estelionatários mencionam na ligação os dados pessoais da vítima como nome, CPF
e instituição financeira. Após esse primeiro passo, o golpista, se passando por funcionário
do banco, orienta o aposentado a realizar uma ligação posterior na qual confirmará alguns dados e questionará de fato as compras realizadas indevidamente em seu cartão.
Então, neste intervalo de tempo, do término de uma ligação para a discagem de uma nova, estes criminosos "prendem" a linha de seu telefone, de forma que a ligação posterior, que o correntista acredita ser direcionada ao banco, fica novamente sob o controle dos golpistas. É também neste momento que é solicitado que a vítima digite a senha de seu cartão. Desta forma, todos os dados ficam expostos permitindo que os golpistas façam transações comerciais em seu nome.
E os próprios golpistas realizam um "falso" cancelamento do cartão e "por motivos de segurança" solicitam ao cliente que envie o cartão à agencia bancária, mantendo o chip,
junto com uma carta escrita a próprio punho acerca do ocorrido, para que seja realizada
uma sindicância, disponibilizando um motoboy para a retirada. Ocorre que, o cancelamento
de fato não ocorreu e o motoboy que retira o cartão na residência do correntista é o próprio golpista, que na sequencia realiza diversas compras, empréstimos e saques na conta
bancária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário