ISTO PODE REPRESENTAR PERIGO PARA OS VEÍCULOS QUE POR ALI PASSAM...
Os engenheiros e usuários estão preocupados.O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou na quinta-feira (26) os reparos nas fissuras que surgiram na pista da PR-445 sobre o viaduto com a avenida Madre Leônia Milito, região sul de Londrina.
Segundo falou para a imprensa: O engenheiro civil Alexandre Aching, especialista em estruturas,disse: "é necessário realizar uma análise do viaduto de acordo com os protocolos técnicos e dar garantias de segurança à comunidade."
“Não conheço o projeto do viaduto, as causas que provocaram as rachaduras, porém, todo a obra de rodovia tem que ter protocolo de verificação de gerência de risco. O que me espanta e deixa apreensivo, é que num dia o problema ocorreu e no outro o trânsito foi liberado. Essa é a preocupação que tenho como engenheiro. O que vimos foram ações superficiais”.
De acordo com o superintendente regional do DER, Marco Aurério Sguario, o problema foi ocasionado pela dilatação das juntas do antigo viaduto com a nova estrutura, construída na época em que a pista foi duplicada.
Sguario afirmou que uma equipe de engenheiros fez uma avaliação do local e concluiu que não há riscos para quem trafega pelo local. Foi utilizado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) para selar a abertura.
“Com passar do tempo junta acaba, com vibração, a junta acaba ‘trabalhando’ e houve rompimento da camada de asfalta em cima. Isso não tem nenhum problema estrutural e não compromete de forma alguma o viaduto. A população pode ficar tranquila e não existe erro de execução”.
- Será que tudo está seguro, não há risco? Quem garante? Há perigo sim!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário