Com 115,55 metros de altura, tamanho equivalente a um prédio de 40 andares, a maior árvore do mundo é uma Sequoia-gigante, espécie localizada no Parque Nacional de Redwood, no estado norte-americano da Califórnia. Identificada no dia 9 de setembro de 2006, a árvore recordista tomou o posto da Statosphere Giant, também da espécie sequoia que possuía 112,83 metros de altura.
As sequoias são árvores gigantes que estão inseridas no grupo das gimnospermas. Elas são extremamente altas, atingindo de 85 a 115 metros de altura e diâmetros que variam entre 8 e 12 metros. Outra característica principal da sequoia é a quantidade de madeira – por ser bastante fibrosa, somente a casca da árvore pode chegar a 60 cm de espessura na base do tronco, servindo como excelente proteção contra o fogo.
Além de ser a maior árvore do mundo, a Sequoia-gigante é conhecida por sua longevidade. A mais antiga conhecida é a que está localizada no Parque Nacional da Sequoia, também na Califórnia e que possui mais de 4.650 anos de existência. Por possuir características como a resistência e resiliência, a espécie é considerada um fóssil vivo, ou seja, pertencente a um grupo biológico atual que resistiu ao tempo e se manteve viva durante milhares de anos.
Apesar de ser uma espécie encontrada em sua grande maioria no continente norte-americano, as Sequoias têm sido plantadas em regiões do Brasil para fins ornamentais e também para a adaptação da espécie, uma vez que em seu território de origem ela vem sendo constantemente destruída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário