sábado, 30 de outubro de 2021

EM 1954...A HISTÓRIA DO BRASIL REGISTRA: "O SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS!"

 










No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954.
       Triste manhã de 24 de agosto de 1954, o país estava boquiaberto com a notícia de que o presidente Getúlio Vargas tinha dado um tiro no próprio peito e acabara de morrer, em seu quarto no palácio do Catete.
      Houve muita tristeza, dor e as consequências daquele gesto. Quanto à dor, era notada nos olhos dos homens mais velhos, sobretudo lá, no bairro operário de Realengo. Mas as consequências, mesmo sem saber por muito tempo - foram catastróficas para o país.
      Eu era um jovem em Centenário do Sul, e a gente ouvia falar , pessoas simples de lugar pequeno, dá pra sentir que éramos como sujeito e não mais como mero objeto, de sua trajetória. Getúlio tinha gestado esse sentimento de Nação e o pariu, finalmente, tendo um tiro como vagido inaugural.
       Sim, talvez falte aqui a coisa que eu mais admiro nos norte-americanos (e que, ao que parece, também começa a escassear por lá): o orgulho por nossa caminhada comum, por nossos antepassados, pelos que nos trouxeram ao que somos hoje. O atraso e as carências de nosso país, decerto, são responsáveis por isso, por tantos que acharam ou acham que tudo o que se fez aqui é fracasso e não parte e pedaço de nossa tentativa de sermos uma flor tardia da civilização.
      O que somos é fruto do que pudemos ser, e o que seremos é algo que não se pode prever, mas que nunca se deve parar de sonhar. Não querem que o povo seja independente, escreveu Vargas em sua carta-testamento.
      E isso não mudou ainda, depois de tantos anos. Ainda vale nossas vidas.

 Eis, sábias palavras de Getúlio Vargas:

    

 "Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem."

"Saio da vida para entrar na história.""Quem não aguenta o trote não monta o burro."

"O ideal é ainda a alma de todas as realizações."

"No ministério tem gente capaz, o problema é que a maioria é capaz de qualquer coisa"

"Só há uma força capaz de construir por toda a eternidade: o Amor."

"O Brasil nada teme no Presente, orgulha-se do Passado e confia, serenamente, no Futuro."
"O Brasil nada teme no Presente, orgulha-se do Passado e confia, serenamente, no Futuro.""Quando o terror invade um povo, transforma muitas vezes um pusilânime num herói."

"Não me acusam, insultam. Não me combatem, caluniam. E não me dão direito de defesa. (...) Ao ódio respondo com o perdão e aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória."

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário