sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

SEU SABER É PRA VALER: "O QUE É UM PARADOXO?"

 




Fala-se muito sobre paradoxo e questões que são paradoxais. Mas você sabe exatamente o que essa palavra significa? Consegue buscar exemplos do significado dessa palava de origem latina (paradoxon) e grega (parádoxos)?

A palavra é composta do prefixo para, que significa "contrário a", conjugada ao sufixo nominal doxa, que quer dizer "opinião". O termo é tão complexo que se aplica à linguística, à matemática, à física e também à filosofia. Mas, para além disso, os paradoxos também aparecem em questões éticas do dia a dia da vida de todos nós.

paradoxo


O paradoxo é uma figura de linguagem que indica contradição. Pode ser chamado também de oxímoro. É uma ideia coerente e bem estruturada, mas que apresenta elementos contraditórias à sua própria estrutura. Se trata de um raciocínio com duas ideias, em que uma se opõe à outra. É também definido como algo contrário à opinião ou ao senso comum.

Alguns exemplos de frases e expressões paradoxais ajudam a entender melhor o seu significado: "O silêncio é a melhor palavra" ou "pobre menino rico" e também a famosa frase de Camões: "o amor é ferida que dói e não se sente".

Paradoxo de Zenão

Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.

Seu mais famoso paradoxo é o de Aquiles e a Tartaruga, que propõe uma corrida entre os dois, na qual a tartaruga larga com uma considerável distância de vantagem. Segundo ele, quando Aquiles alcança o ponto de partida da tartaruga, ela já avançou. Portanto, segundo Zenão, Aquiles jamais alcançará a tartaruga, pois ela sempre estará avançando e isso pode acontecer de maneira contínua e infindável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário