quarta-feira, 30 de março de 2022

AS CRIANÇAS NOS TEMPOS DE ESTUDANTE SOFRIAM QUANDO O "CASTIGO" ERA PRÁTICA EDUCATIVA!

 



 Reimão de Mello (Professor e historiador)  




 Numa homenagem a todos aqueles que se dedicam aos estudos e, que faz alusão direta à data de criação, em 1827, dos primeiros cursos de “Ciências Jurídicas” no Brasil.
Mesmo sendo celebrado a mais de oito décadas (desde 1927) e, apesar de não estar entre as datas comemorativas mais conhecidas do país,  ainda leva (mesmo que discretamente) aqueles que o conhecem, ou mesmo são informados por aqueles que o conhecem, não só a refletir a questão do estudante hoje, no século 21, como relembrar os seus próprios tempos de estudante, sejam eles no nível superior ou na educação básica.
Lembranças que a princípio, são em sua maioria positivas, trazendo à memória momentos de aprendizado, amizade, companheirismo, respeito e, porque não, de diversão. Lembranças tão positivas quanto diferentes da realidade de hoje em dia, pois vivemos em um mundo dinâmico, marcado por mudanças constantes e contínuas, que abrangem também a área da educação. Assim como métodos, abordagens, técnicas e a própria visão de ensino surgem e se aperfeiçoam, a própria atuação dos profissionais envolvidos nesse processo é repensada e melhorada.
Enquanto educadores discutem e preocupam-se com meios de trabalhar com a crescente “indisciplina” dos alunos, procurando diferentes formas de abordar o problema, sem prejudicar de qualquer forma a liberdade, direitos e personalidade dos alunos, antigamente o problema tinha uma solução simples, instituída e não muito ortodoxa: O castigo físico e psicológico!
Assim a indisciplina podia ser, a exemplo de hoje, também problema dos professores, mas com certeza tinha consequências bem mais diretas, doloridas e por assim ser, preocupantes aos próprios estudantes.
Fonte: Fábio Reimão de Mello (Professor de história)


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