Um estudo divulgado este ano pela Intellectual Takeout, organização norte americana sem fins lucrativos, revelou que, todos os anos, são submetidos dois milhões de artigos acadêmicos às revistas específicas. Desses, metade é lido apenas pelos autores, revisores e editores, ou seja, menos de dez pessoas. O intuito da pesquisa, segundo a organização, foi repensar o verdadeiro uso de tamanha produção acadêmica.
Não há consenso sobre possíveis soluções, mas o Incline, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP, encontrou uma alternativa: transformar os artigos científicos em material didático e acessível, especialmente destinado aos adolescentes e jovens. Foi a partir dessa iniciativa que o Núcleo lançou a publicação Temas Atuais em Mudanças Climáticas. O livro, dividido em 13 capítulos, traz informações e discussões acerca das transformações que o clima do Planeta vem sofrendo, bem como os impactos dessas mudanças sobre as florestas, oceanos e na saúde do ecossistema como um todo. Além disso, o volume também apresenta sugestões aos professores do ensino fundamental e médio de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de conscientizar os alunos.
Pedro Roberto Jacobi, integrante do Incline e um dos organizadores da publicação, afirma: “Ficamos sediados no IAG [Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP], mas contamos com pesquisadores de diferentes unidades que aderem voluntariamente ao projeto, porque consideramos essa interdisciplinaridade fundamental”. E completa: “O livro reflete muito bem nossa linha de trabalho, que é sobre água, resíduos, mudanças climáticas, educação para sustentabilidade e economia ecológica”.
O professor também acredita que é necessário que haja um envolvimento da Universidade com escolas, prefeituras e empresas. “Produzimos muito, mas a comunidade não tem acesso a isso, fica aqui parado. Precisamos transformar todo esse conteúdo em uma linguagem acessível”, conclui.
Esse, no entanto, não é o primeiro livro publicado pelo Núcleo. O Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental (GovAmb), contido como subprojeto do Incline, deu origem a duas obras, uma em 2013 e outra ano passado, com o mesmo intuito de propagar a produção científica de uma maneira mais didática: o Aprendizagem Social e Unidades de Conservação: aprender juntos para cuidar dos recursos naturais e o Aprendizagem Social no Saneamento Básico: metodologias para o fortalecimento do controle social, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário