quinta-feira, 31 de março de 2022

SAIBA QUE: "EDUCAÇÃO BÁSICA É ALVO DE LIVROS ORGANIZADOS POR USPIANOS!"

 



Foto: Portal Brasil
Um estudo divulgado este ano pela Intellectual Takeout, organização norte americana sem fins lucrativos, revelou que, todos os anos, são submetidos dois milhões de artigos acadêmicos às revistas específicas. Desses, metade é lido apenas pelos autores, revisores e editores, ou seja, menos de dez pessoas. O intuito da pesquisa, segundo a organização, foi repensar o verdadeiro uso de tamanha produção acadêmica.
 
Não há consenso sobre possíveis soluções, mas o Incline, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP, encontrou uma alternativa: transformar os artigos científicos em material didático e acessível, especialmente destinado aos adolescentes e jovens. Foi a partir dessa iniciativa que o Núcleo lançou a publicação Temas Atuais em Mudanças Climáticas. O livro, dividido em 13 capítulos, traz informações e discussões acerca das transformações que o clima do Planeta vem sofrendo, bem como os impactos dessas mudanças sobre as florestas, oceanos e na saúde do ecossistema como um todo. Além disso, o volume também apresenta sugestões aos professores do ensino fundamental e médio de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de conscientizar os alunos.

Pedro Roberto Jacobi, integrante do Incline e um dos organizadores da publicação, afirma: “Ficamos sediados no IAG [Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP], mas contamos com pesquisadores de diferentes unidades que aderem voluntariamente ao projeto, porque consideramos essa interdisciplinaridade fundamental”. E completa: “O livro reflete muito bem nossa linha de trabalho, que é sobre água, resíduos, mudanças climáticas, educação para sustentabilidade e economia ecológica”.

O professor também acredita que é necessário que haja um envolvimento da Universidade com escolas, prefeituras e empresas. “Produzimos muito, mas a comunidade não tem acesso a isso, fica aqui parado. Precisamos transformar todo esse conteúdo em uma linguagem acessível”, conclui.

Esse, no entanto, não é o primeiro livro publicado pelo Núcleo. O Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental (GovAmb), contido como subprojeto do Incline, deu origem a duas obras, uma em 2013 e outra ano passado, com o mesmo intuito de propagar a produção científica de uma maneira mais didática: o Aprendizagem Social e Unidades de Conservação: aprender juntos para cuidar dos recursos naturais e o Aprendizagem Social no Saneamento Básico: metodologias para o fortalecimento do controle social, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário