O que faz um bom supervisor escolar?
Você sabe o que um supervisor escolar faz? Bom, o papel desse profissional vem se modificando cada vez mais e já deixou de ser o de um fiscalizador. Com a crescente evolução, os avanços nos sistemas de ensino e as mudanças sociais e políticas ocorridas no Brasil, geraram diversas alterações no setor pedagógico que o supervisor precisa estar atento.
Hoje nossas crianças aprendem muito mais conhecimentos teóricos do que práticos dentro das escolas. Nossos pequenos interagem com outras pessoas, se deparam com culturas diferentes e precisam aprender a lidar com várias questões no dia a dia que não envolvem só a compreensão de português e matemática.
E um supervisor escolar deve acompanhar toda a movimentação que acontece na escola, além disso é preciso saber criar estratégias para que os alunos possam se desenvolver dentro e fora da instituição, não apenas como futuros profissionais, mas também como cidadãos.
Qual a função de um supervisor escolar?
Sua função é garantir que o processo de ensino-aprendizagem esteja de acordo com o oque foi traçado dentro do planejamento escolar. Antigamente, ele tinha uma função mais hierarquizada perante os professores, já que era visto como um fiscalizador.
Mas este conceito mudou bastante e, atualmente, o supervisor escolar precisa atuar em conjunto com a equipe, não só acompanhando o passo a passo do processo de ensino, com também promovendo mudanças. Sendo assim sua função é acompanhar, apoiar e dar suporte pedagógico baseado na organização coletiva do trabalho escolar.
E qual seu papel dentro da escola?
O supervisor precisa garantir que todo o professor educativo dentro da escola funcione e dê resultados. Para isso, ele também precisa direcionar a formação dos professores para que ela esteja de acordo com os padrões exigidos pela escola a fim de alcançar o objetivo almejado.
Como dito anteriormente, o papel do supervisor era visto como o de um fiscalizador das ações dos docentes. Ele tinha o papel de conferir a lista de chamadas, participar dos conselhos de classe e se algum aluno era reprovado, então, era necessário pontuar o erro e entender porque isso ocorreu.
Porém, o que vemos hoje é que esse profissional vem se modificando e se aprimorando. Hoje, um bom supervisor escolar precisa participar ativamente de todo o processo e não somente apontar o erro, esperando que tudo melhore sem uma intervenção em grupo.
E quais as novas tendências pedagógicas?
As escolas já perceberam que olhar os jovens como simples alunos é um erro. Eles são pessoas que enfrentam problemas, que possuem familiares e exercem outras atividades fora da escola. Sendo assim é preciso ampliar o olhar e o supervisor escolar e sua equipe precisam estar preparados para lidar com pessoas complexas e situações adversas.
Por conta desses inúmeros fatores é imprescindível que a escola e sua equipe estejam em sintonia, para fornecer uma ótima infraestrutura para possibilitar a criação de novas soluções para corrigir evasões, indisciplinas e tentar melhorar o que já está bom.
Ter um playground infantil por exemplo pode ajudar muito no desenvolvimento de seus alunos, além disso se torna um grande diferencial para sua escola.
Em resumo o supervisor escolar precisa estar cada vez mais longe de um cargo inalcançável e mais próximo da equipe. É preciso ver a escola e as pessoas que ali estão como um todo e tentar encontrar a melhor solução para cada problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário