quarta-feira, 28 de setembro de 2022

DIA DA CARIDADE: ABRA SEU CORAÇÃO E AJUDE AO PRÓXIMO!

 


No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, por decreto do então presidente Humberto Castelo Branco.
A data foi criada a fim de celebrar e enaltecer esse ato de altruísmo e solidariedade entre os brasileiros.
Para muitos , caridade está relacionada com “dar esmolas” ou “coisa de gente muito religiosa”,ou “ pessoas de associações” mas na verdade, caridade “Charitas”, palavra latina que originou “caridade”, em princípio, significava “ternura, estima, afeição”, sentimentos ressuscitados – pasmem - em época de pandemia.
Em tempos de quarentena , do tão praticado “ home office”, aprendemos na marra o verdadeiro significado de “ nos colocar no lugar do outro”.
De uma hora pra outra nos vimos dentro da casa de nossos co-workers (conhecendo o filho de alguém por vídeo conferência ( que chora e precisa mais do que nunca dos pais para ajuda-lo com as tarefas da escola),o cachorro da chefe (que invade a vídeo call, e de repente nos desarma e nos faz lembrar como é gostoso sair um pouquinho de toda aquela formalidade " não levar o pessoal para o trabalho, lembra?"). Temos também aquele estagiário que você nunca tinha notado antes presencialmente, claro, por estar sempre muito ocupado até para "dar um oi" no corredor.
Que neste dia da Caridade, tenhamos mais estima e afeição pelos colegas de trabalho, pelos vizinhos,independentemente de sua religião, visão política ou condição social, TODOS nós precisamos uns dos outros e isto está ligado a um conceito maior .Que tal estendermos o tão pedido "team work" para nossa comunidade, no nosso dia a dia? Uau! Acredite: é possível!
E para você que acredita que cada gota no oceano faz a diferença, se juntar a uma instituição (de corpo e alma), ou fazer pequenas doações esporádicas ou:dar aulas de inglês gratuitamente ,tirar dúvidas de excel do vizinho , fazer as compras do supermercado para sua vizinha doente já é um grande começo para fazer a diferença para um mundo mais humano (há espaço para todos, acredite)
Resolvi deixar de citar alguns projetos sociais que eu participo e acredito muito, para te deixar livre e pesquisar mais sobre o seu bairro, a sua cidade...ver a sua volta, fazer a diferença começando pelo seu bairro,por exemplo, que tal?
Sempre tem alguém precisando de pelo menos um “ Bom dia, tudo bem?” "O senhor precisa de ajuda com as sacolas?". Acredite, estas pequenas ações nos transformam e isso se torna uma onda poderosa.
Só depende de você...eu já comecei! Vamos comigo?
Obrigada e boa semana!
Camila Turtelli de Andrade
Assistente Executiva
Fontes de inspiração: Blog da Ana Gosling e Diário Escola Imagens: www.tems.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário