quarta-feira, 28 de setembro de 2022

DIA DO HIDRÓGRAFO - DATA EXPRESSIVA, O CICLO DA ÁGUA ONDE TUDO COMEÇA.

 


Hidrografia: conceitos gerais e o ciclo da água na Terra

Você já parou para pensar em como a água se renova e em como ela está disponível na natureza? São os estudos de hidrografia que buscam responder a perguntas assim. Aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

Hidrografia é uma parte da geografia física que possui como objeto de estudo a água do planeta Terra. Abrangendo, portanto, a água em suas diferentes formas de manifestação na natureza, como oceanos, mares, rios, geleiras, lagos, além das águas subterrâneas e da atmosfera. A água é um recurso renovável que possui um ciclo contínuo, incluindo transpiração e evaporação, condensação, precipitação, escoamento e infiltração.

 – Para começar bem a  sua revisão sobre hidrografia veja agora o resumo do professor de geografia Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito:



O risco da poluição da água

Ser renovável não significa, cabe destacar, que sua disponibilidade é infinita e abundante para a crescente população mundial. A poluição é um problema que pode trazer grandes limitações do acesso a esse recurso futuramente.

Por isso é tão importante fazer o tratamento do esgoto antes que águas contaminadas cheguem a rios e lagos. A água que abastece estes últimos é proveniente da evaporação de águas oceânicas, da transpiração das plantas e de nascentes por onde escoam as águas subterrâneas. O vapor d’água resultante de parte desses processos se condensa em elevadas altitudes, precipitando em forma de chuva, granizo ou neve. Essa água que cai do céu escoa pelos rios ou infiltra para debaixo da terra preenchendo lençóis freáticos e aquíferos. Parte dessa água retorna aos oceanos para recomeçar o ciclo da água (também chamado de ciclo hidrológico), e outra parte acaba sendo absorvida pela vegetação.

Veja um esquema, na figura 1, que ilustra bem o que acaba de ser explicado:

ciclo da água - hidrografia
Figura 1: Esquema simplificado de representação do ciclo hidrológico na superfície terrestre. Fonte: https://bit.ly/3ahaCUg

É importante observar que a evaporação nos oceanos é maior que nos continentes. Porém, são duas as fontes que alimentam as águas do mar: precipitações e deságue dos rios. Desse modo, há um equilíbrio no ciclo na medida em que a água evaporada dos oceanos é transportada para os continentes.

O uso da água pela sociedade

Continue com o professor Carrieri neste resumo agora sobre a importância da água para vida em sociedade, e os riscos da poluição.


As águas oceânicas

Você sabia que mais da metade da população mundial vive numa faixa litorânea de aproximadamente 100 km de largura? Pois é! Embora a água salgada não seja própria para o nosso consumo, é dos mares e oceanos que retiramos muitos recursos (pescados e frutos do mar em geral, sal marinho, petróleo, etc.). É também onde exercemos diversas atividades (turismo, lazer, transporte de pessoas e mercadorias, entre outros). Além disso, os ecossistemas marinhos também têm grande relevância, uma vez que possuem uma biodiversidade praticamente equivalente aos ecossistemas terrestres.

De toda a superfície terrestre, cerca de 70% é coberta por água (a hidrosfera). A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares, com um volume de aproximadamente 1.380.000.000 km³. Esse número corresponde a algo próximo de 97,5% da reserva hídrica do planeta. Por ser salgada, toda essa água é inadequada ao consumo humano.

As águas dos oceanos e mares são salgadas devido ao processo de deposição de minerais oriundos de rochas e solos de regiões continentais do planeta. Apesar de as águas dos rios não serem salgadas, ocorre um transporte contínuo de minerais por meio deles. Esse material acaba chegando às águas oceânicas, o que amplia a sua salinidade.

Cabe observar que, embora existam processos físico-químicos para a remoção de sal das águas dos mares e oceanos (como a destilação, congelamento e osmose reversa), são procedimentos caros e economicamente inviáveis.

Existe uma área específica que é responsável pelos estudos das diferentes características físicas, químicas e biológicas das águas oceânicas, que é a oceanografia. E não para por aí, porque ela ainda trata da dinâmica geológica da litosfera oceânica, do relevo submarino, da exploração mineral, da ecologia marinha e por aí vai. Por isso recorreremos a esse campo da ciência para tratar de alguns importantes conceitos.

Relevo submarino

O relevo submarino também faz parte dos estudos de hidrografia. Como é modelado pela água, possui contornos mais suaves que o relevo continental. Divide-se em plataforma continental, talude continental, bacia oceânica, dorsal (montanhas oceânicas) e fossa (ou planície) abissal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário