segunda-feira, 31 de outubro de 2022

SINTO-ME FELIZ QUANDO BUSCO JESUS EM ORAÇÃO!

 

 




PARECE O POÇO DA MINHA ANTIGA CASA EM CENTENÁRIO DO SUL!

 


  

   A minha casa era simples. O poço era igual ao que se vê na foto...balde, sarilho para puxá-lo e a água chegava e a gente levava para dentro de casa. 

  É, pra ter água para beber, lavar os trens, tomar banhos tinha que se exercitar no vaivém do balde que descia e trazia água. 

Era um poço caipira O caso dos poços rasos é diferente.


A contaminação é o maior problema desse tipo de poço, comumente chamado de poço caipira, cisterna ou cacimba. Por conta de fatores como agrotóxicos, esterco, aterros e diversos outros, a água de poços rasos é frequentemente imprópria para consumo humano.


Não é que antigamente não havia frescura, ou seja, as pessoas bebiam água de poço e não morriam.


O problema é que as atividades que causam contaminação são cada vez mais comuns, bem como a destruição da proteção natural em torno de reservas de água, subterrâneas ou não, de forma que a qualidade da água pode ter piorado em vários locais, tornando problemas de saúde mais prováveis.



"REGRAS PARA SER UMA BOA ESPOSA"...ASSIM ERA EM 1955!

 


Enviado por Gilberto Godoy
regras-para-ser-uma-boa-esposa--em-1950

   Em maio de 1955, a revista Housekeeping Monthly publicou um artigo chamado “o guia da boa esposa”, que ditava o que a mulher deveria fazer para ser boa com seu marido e filhos. É difícil de acreditar mas é interessante olhar para o passado e ver como nossa cultura continua a mudar. Ainda há muito o que ser feito no que diz respeito aos direitos de igualdade das mulheres.

1. Tenha o jantar sempre pronto. Planeje com antecedência. Esta é uma maneira de deixá-lo saber que se importa com ele e com sua necessidades.

2. A maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, e esperam por uma boa refeição (especialmente se for seu prato favorito), faz parte da recepção calorosa.

3. Separe 15 minutos para descansar, assim você estará revigorada quando ele chegar. Retoque a maquiagem, ponha uma fita no cabelo e pareça animada.

4. Seja amável e interessante para ele. Seu dia foi chato e pode precisar que o anime e é uma das suas funções fazer isso.

5. Coloque tudo em ordem. Dê uma volta pela parte principal da casa antes do seu marido chegar. Junte os livros escolares, brinquedos, papel, e em seguida, passe um pano sobre as mesas.

6. Durante os meses mais frios você deve preparar e acender uma fogueira para ele relaxar. Seu marido vai sentir que chegou a um lugar de descanso e refúgio. Afinal, providenciando seu conforto, você terá satisfação pessoal.

7. Dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças (se eles forem pequenos), pentear os cabelos e, se necessário, trocar de roupa. As crianças são pequenos tesouros e ele gostaria de vê-los assim.

8. Minimize os ruídos. Quando ele chegar desligue a máquina de lavar, secadora ou vácuo. Incentive as crianças a ficarem quietas.

9. Seja feliz em vê-lo. O receba com um sorriso caloroso, mostre sinceridade e desejo em agradá-lo. Ouça-o.

10. Você pode ter uma dúzia de coisas a dizer para ele, mas sua chegada não é o momento. Deixe-o falar primeiro, lembre-se, os temas de conversa dele são mais importantes que os seus.

11. Nunca reclame se ele chegar tarde, sair pra jantar ou outros locais de entretenimento sem você. Em vez disso, tente compreender o seu mundo de tensão e pressão dele, e a necessidade de estar em casa e relaxar.

12. Seu objetivo: certificar-se de que sua casa é um lugar de paz, ordem e tranquilidade, onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito.

13. Não o cumprimente com queixas e problemas.

14. Não reclame se ele se atrasar para o jantar ou passar a noite fora. Veja isso como pequeno em comparação ao que ele pode ter passado durante o dia.

15. Deixe-o confortável. Faça com que ele se incline para trás numa cadeira agradável ou deitar-se no quarto. Dê uma bebida fria ou quente pronta para ele.

16. Arrume o travesseiro e se ofereça para tirar os sapatos dele. Fale em voz baixa, suave e agradável.

17. Não faça-lhe perguntas sobre suas ações ou que questionem sua integridade. Lembre-se, ele é o dono da casa e, como tal, irá sempre exercer sua vontade com imparcialidade e veracidade. Você não tem o direito de questioná-lo.

18. Uma boa esposa sabe o seu lugar. (!?)


HISTÓRIA DE TUDO : AS MISTERIOSAS PIRÂMIDES DO EGITO!


As Pirâmides do Egito serviam para transportar a alma dos faraós junto aos deuses.

As misteriosas Pirâmides do Egito. Para os egípcios, as pirâmides representavam o sol e toda sua exuberância. Tais estruturas eram originalmente revestidas com pedra calcária polida, característica que fazia com que brilhassem quando expostas à luz solar. Segundo a tradição, as pirâmides do Egito seriam capazes de transportar a alma dos faraós ali sepultados diretamente para a morada dos deuses.

Figurante da lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e Patrimônio Mundial da UNESCO, as Pirâmides de Gizé constituem um complexo arqueológico composto pelas três mais famosas pirâmides e a emblemática estátua conhecida como Grande Esfinge. Construídas por volta de 2550 a.C., tais obras até hoje despertam a curiosidade de muita gente, especialmente no que diz respeito à maneira pela qual foram edificadas, sem dúvidas um dos grandes mistérios da história.

De fato, as Pirâmides de Gizé foram construídas para servirem de tumbas dos faraós Quéops, seu filho Quéfren e seu neto Miquerinos. A maior delas – aquela encomendada por Quéops – ficou conhecida como Grande Pirâmide devido à sua suntuosidade, tendo permanecido como a estrutura mais alta do mundo por muitos séculos até 1889, ano em que a torre Eiffel foi edificada em Paris.

Acredita-se que para construir só a Grande Pirâmide tenha sido necessário o trabalho de 30 mil homens durante 50 anos. A forma pela qual as pirâmides do Egito foram erguidas sempre foi algo de constante debate entre historiadores e especialistas, afinal como tais povos conseguiram transportar os mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando duas toneladas e meia?

Apesar de algumas teorias conspiratórias falarem inclusive em ajuda de seres extraterrestres, a verdade é que tais construções foram feitas com muito suor humano mesmo. Segundo um recente estudo de físicos da Universidade de Amsterdam, os egípcios usaram grandes trenós e cordas para transportar os blocos de pedra. Para puxarem todo aquele peso mais facilmente, tiveram a ideia de molhar a areia por onde o trenó passaria, reduzindo assim o atrito e diminuindo pela metade a força necessária para arrastar tudo aquilo.

Outra coisa que muita gente não sabe sobre as pirâmides do Egito é que os trabalhadores não eram escravos. Pelo contrário: eram homens livres e recebiam alimentos e muita cerveja como forma de pagamento pelo seu trabalho. Sim, cerveja.


domingo, 30 de outubro de 2022

PÁGINA COM MUITAS PIADAS ENGRAÇADAS DO JOÃOZINHO...VALE A PENA VER!

 

PIADAS DO JOÃOZINHO CURTAS & ENGRAÇADAS!



Quem é esse tal de Joãozinho que todos tanto falam em piadas? O Joãozinho é o nome personificado daquele aluno encrenqueiro, curioso, engraçadinho, malandro entre outras boas qualidades. Nas anedotas sempre joãozinho aparece soltando os melhores comentários, com malícia ou sem, mas trazendo o ar engraçado de situações inusitadas.
O Joãozinho é aquele filho que a mãe nunca sabe o que esperar de suas respostas, que a professora chega a tremer na sala de aula, e sempre as suas pérolas fazem a felicidade da turma. Em algumas piadas, o Joãozinho recebe sua companheira, a chamda Mariazinha, que também tem suas boas participações.
Nessa categoria separamos as piadas mais engraçadas do Joãozinho, com algumas piadas curtas e outras mais elaboradas.

Meu Pai tem Tudo

Quando uma professora dava aula a seus alunos sobre as diferenças entre os ricos e os pobres, Joana levanta o dedo:

— Senhora, meu pai tem tudo: TV, SOM, DVD, Ferrari…
— Tudo bem, diz a professora, mas será que tem uma lancha?
Joana reflete e diz:
— Bem, não…
A professora disse:
— Viu, não podemos ter tudo.
— Professora —, disse Maicon —, meu pai tem tudo: TV, SOM, DVD, Ferrari, Lancha,…
— Sim, responde a professora, mas será que tem um avião particular?
Depois de refletir, Maicon responde:
— Bem, não…
— Está vendo que não se pode ter tudo na vida? — disse a professora.
Joãozinho levanta o dedo e diz:
— Professora, meu pai, agora, tem tudo.
— Será? — disse a professora.
— Com certeza. Pois domingo passado, quando minha irmã apresentou o novo namorado, pagodeiro, de cabelo descolorido, bonezinho virado, cueca aparecendo. O papai disse: “Puuuuttttta MMMMerda, era só o que me faltava!”
Profundidade do Rio

Num certo dia, a professora pergunta pro Joãozinho:
— O que você quer ser quando crescer, Joãozinho?
— Eu quero ser soldado fesôra.
— Mas você corre o risco de ser morto pelo inimigo.
— Então agora eu quero ser inimigo.
Preço da Escola

Que Dia Você Gosta da Escola

A professora pergunta:
— Em qual dia da semana você mais gosta da escola, Joãozinho?
— Domingo!
— Por quê?
— Porque ela tá fechada!
Etiquetas no Restaurante

Uma professora estava dando algumas lições de etiqueta pra os seus alunos. No começo das explicações, ela resolveu pedir que as crianças dissessem regras, que já haviam ouvido de seus pais, sobre como se comportar bem dentro de um restaurante.

— “Não fique brincando com a comida” — disse um dos alunos.
— “Não faça muito barulho” — afirmou outro menino.
— “Lave bem as mãos antes de comer” — disse uma garota.
— “Não fale enquanto estiver com a boca cheia” — gritou outro aluno.
A professora resolveu perguntar ao Joaõzinho, que estava calado:
— O que os seus pais dizem antes de você ir a um restaurante, Joãozinho?
— “Peça algo barato.”
Plural ou Singular

Na sala de aula, a professora solicita:
— Mariazinha analise a frase: Há uma mulher olhando pela janela é singular ou plural?
— Singular — responde a Mariazinha.
— Muito bem. Agora você Joãozinho: Há várias mulheres olhando pela janela, o que é?
E o Joãozinho responde no ato:
— Zona, professora.
Faça uma Frase

A professora de inglês pede para Joãozinho:
— Joãozinho, formule uma frase com a palavra “window”.
E Joãozinho:
— Quando me chamam, eu aviso: “Já estou window!”
Corrigiu a Prova?

Joãozinho chega na padaria e pergunta:
— Moço, tem pão?
O padeiro responde:
— Só tem pão dormido.
E Joãozinho responde:
— Ah, então acorda cinco aí pra mim.
Atrasado

Joãozinho chegou muito atrasado na escola, e a professora perguntou:
— O que aconteceu?
— Fui atacado por um crocodilo!
— Oh, meu Deus! E você se machucou?
— Machucar não, mas o trabalho de matemática ele comeu todinho…
Dedução

A professora dava uma aula onde explicava aos garotos o que significa a palavra “dedução”. Após demorada e detalhada explicação, perguntou a um aluno:
— Fabinho! Dê-me um exemplo de dedução.
— Ok professora. Ontem, quando cheguei em casa, olhei na garagem e só vi a Ferrari, então eu deduzi que meu pai foi trabalhar de Mercedes.
— Muito bem Fabinho. Agora você Paulinho. Me dê outro exemplo de dedução.
— É professora, eu também cheguei em casa ontem e vi o Chevete do papai na garagem, então eu deduzi que meu papai foi trabalhar de ônibus.
— Muito bem Paulinho. Agora você Joãozinho, me dê outro exemplo.
— Professora, ontem quando cheguei em casa vi minha vó entrando no banheiro com o jornal embaixo do braço. Ai eu deduzi: “Deve tá indo cagar, porque não sabe ler!”
Onde está o Sujeito?

A professora de português pergunta para Joãozinho na sala de aula:
— Na oração “O marido chega em casa de surpresa e encontra a esposa no quarto.”, onde está o sujeito?
— Se não tiver dentro do guarda-roupa, deve estar debaixo da cama!
Joãzinho Malandro

Joãozinho pergunta para a professora:

— Fêssora, um menino como eu pode ter filhos?
— Claro que não Joãozinho, você só tem 10 anos!
— E uma menina como a Mariazinha pode ter filhos?
— Também não meu amor, ela só tem 9 aninhos!
Joãozinho se vira para Mariazinha e diz:
— Eu num disse que num tinha perigo!
Boletim do Joãozinho

Joãozinho chega em casa e diz ao seu pai:
— Pai, hoje recebi o meu boletim.
— Então cade ele? — disse o pai.
— Emprestei!
— Mas por quê?
— Porque meu amigo queria assustar o pai dele.
Joãozinho e Mariazinha no Banho

Joãozinho e Mariazinha tomando banho juntos e pelados no banheiro.
Mariazinha, olhando para o piupiu de joãozinho:
– joãozinho, posso brincar com o seu brinquedinho?
– não! você já quebrou o seu, senão vai quebrar o meu também!
Jeito de Pensar

A professora pergunta aos seus alunos:
– Se existem 5 passarinhos num ramo e você atira e mata um,quantos sobram?
Joãozinho responde:
– Nenhum! Todos saem voando com o barulho do tiro.
A professora fica surpresa com a resposta:
– Não era essa a resposta que eu esperava, mas gosto do seu jeito de pensar.
Joãozinho diz:
– Eu posso fazer uma pergunta para a senhora?
– Pode, Joãozinho.
– Existem 3 mulheres sentadas num banco tomando sorvete. Uma está lambendo, outra está chupando e a terceira está mordendo. Qual delas é a casada?
A professora fica vermelha, mas responde, timidamente:
– A que está chupando.
– Não, a casada é a que tem a aliança no dedo, mas eu também gosto do seu jeito de pensar.
Conversa Durante o Jantar

O pai do Joãozinho, irritado com as desculpas do filho para não jantar e ficar conversando, impôs uma regra na hora da refeição:

— A partir de agora, enquanto estivermos jantando, ninguém fala uma palavra sequer!
— Pai…
— Quieto e coma todo seu jantar Joãozinho! Depois você fala!
— Mas pai…
— Cala a boca e come tudo, eu já falei!
Terminado o jantar, o pai pergunta:
— Diga Joãozinho. O que você queria dizer enquanto jantávamos?
— Eu ia te avisar que tinha uma baita lagarta verde na sua salada, mas agora já é tarde!

Joãozinho chega no colégio… ai a Mariazinha joga uma bola de papel na cabeça dele e fala:
-”Head Shot” ( tiro na cabeça )
Joãozinho pega o livro e taca na cara da Mariazinha e diz:
-“HAHAHAHA FACE BOOK”!
O Tombo

A professora escorrega e leva o maior tombo na sala de aula. Na queda, o seu vestido sobe até a cabeça.
Levanta-se imediatamente, brava, ajeita-se, e interroga os alunos:
– Mário, o que você viu?
– Seus joelhos, professora.
– Uma semana de suspensão!
– E você Robson?
– Suas coxas, professora.
– Um mês de suspensão.
– E você Joãozinho?
Joãozinho pega nos cadernos e vai logo saindo da sala:
– Bom galera, até o ano que vem…
Jesus

Certa tarde, Joãozinho e seu amigo que se chamava Jesus estavam caminhando por uma velha estrada de terra. Perto de chegar em casa, Jesus, que era um menino muito pobre avistou uma goiabeira com cara de ter goiabas maduras.
– Joãozinho, vamos dar uma parada rápida pra comer umas goiabas, estou faminto.
– Está bem, Jesus.
– Joãozinho, faz o seguinte, me impreste os seus chinelos, para que eu possa subir no tronco da árvore sem me machucar.
Ai então, Jesus escalou a árvore. Mas ele escalou tão alto, que as folhas não deixavam Joãozinho ver seu amigo. Depois de 1 hora esperando, Joãozinho gritou:
– Jesus! Jesus! Desce logo!
Nisso, passava um padre na mesma estrada que ouviu os gritos de Joãozinho.
– Ah, meu filhiho. Que lindo da sua parte chamar por Jesus, mas infelizmente, Jesus subiu para nunca mais voltar! E o Joãozinho:
– BRINCADEIRA, levou meu chinelo!
Passado X Futuro

A professora pergunta a Joãozinho:
-Se eu digo “fui bonita” é passado, mas se eu digo “serei bonita” o que é Joãozinho?
-É impossível!

Piolho Morto

A professora pergunta:
— Por que você está coçando tanto a cabeça, Joãozinho?
O garoto responde:
— É por causa de um piolho morto, fessora!
— Tudo isso por causa de um piolho morto?
Ele responde:
— É que os parentes dele vieram para o velório!
Até tú, Brutus?

A professora passa um teste sobre Julio Cesar, mas avisa:
— Se houver cola é ZERO pra todo mundo!
Então no meio da prova Joãozinho sussura:
— Juninho, me passa uma resposta… O que Julio Cesar disse quando morreu?
— Ele disse “Até tú, Brutus?” e morreu. Mas escreve algo diferente, pra professora não notar que foi cola.
Quando a professora foi corrigir, viu na prova do Joãozinho:
“Até tú, Popeye?”
Inocente?


Quantos Anos você tem?

Joaozinho e sua mãe entraram no onibus. Lá dentro tinha um aviso dizendo:
CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS NAO PAGAM A PASSAGEM.
Visto isso, a mae cochichou com joãozinho:
– Joaozinho, se o cobrador perguntar quantos anos você tem, diga que tem 10 anos, e não onze.
– Está bem, mamãe – disse joaozinho.
O cobrador perguntou:
– Quantos anos voce tem, menino?
– Dez anos – respondeu joaozinho.
– E quando voce faz onze?
– Quando eu descer do onibus.
Te Peguei

A professora pergunta ao Joãozinho:
– Quantos ovos uma galinha põe por dia?
– Não sei, professora.
E com ironia ela diz:
– Te peguei!
Ele também faz uma pergunta:
– Professora, quantas tetas tem uma porca?
– Não sei.
– Viu, você me pega pelos ovos, eu te pego pelas tetas!!!
Brincando de Médico

Pergunta a mãe à filha:
— Mariazinha, onde é que você estava?
— No quarto, brincando de médico com o Joãozinho. Ele era o médico e eu a doente.
A mãe dá um grito e um salto da cadeira!
— De méééééédico?
— Medico do SUS, mãe… ele nem me atendeu!
Aula de Medicina

Na aula de de medicina, a professora pediu para os alunos trazerem instrumentos utilizados em um hospital.
– Julia, o que você trouxe?
– Um bisturi.
– Quem deu pra você?
– Minha mãe.
– E o que ela falou?
– Falou que serve pra cortar a pele!
– Ah, parabéns!
– Marcelo, o que você trouxe?
– Uma seringa!
– E quem deu pra você?
– Meu pai!
– O que ele falou?
– Falou que serve para aplicar injeção!
– Meus parabéns!
– E você, Joãozinho, o que é essa bola debaixo do seu braço?
– Isso é um balão de oxigênio!
– E quem deu pra você?
– Eu peguei da minha vó!
– O que ela falou?
– D-E-V-O-L-V-E, D-E-V-O-L-V-E-E-E-E-E, D-E-V-O-L……
Mão Direita

Joãozinho chega muito animado do primeiro dia de aula na escola e diz para a mãe:
— Mamãe! Hoje a professora ensinou pra gente qual é a mão direita!
— Muito bem. Mostre ela para a mamãe.
Joãozinho, orgulhoso, mostra a mão para a mãe.
— Ótimo! Parabéns! Agora, me mostre a mão esquerda!
— Ah, isso ela vai ensinar só amanhã!
Fica de Pé

Na sala de aula o professor fala:
– Quem quiser bancar o burro, fique de pé!
Então, Joãozinho foi o único a se levantar.
O professor disse:
– Você se acha burro, Joãozinho?
Joãozinho respondeu:
– Bom… na verdade, não. Mas é que eu fiquei com pena de ver você aí em pé sozinho!
Sorvete de Peixe

Joãozinho passava na sorveteria do Portuga e perguntava:
— Seu Manoel, tem sorvete de peixe?
— Ora pois… Mas é claro que não!
No dia seguinte, o menino estava de volta…
— Seu Manoel, tem sorvete de peixe…
— Já disse que não, menino! Onde já se viu sorvete de peixe?
No outro dia, a cena se repetia até que o Portuga resolveu e fez um sorvete de peixe pra ele…
Dias depois Joãozinho passa e faz a mesma pergunta.. e o Seu Manoel enfezado falou:
— Tem sim!
E o garoto:
— Éééééééca!
Chocolates

A professora tenta ensinar matemática ao Joãozinho.
– Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, você vai ficar com…com…com…
E o Joãozinho:
– Contente!
A Culpa não é Minha

O pai do Joãozinho ficou apavorado quando o garoto lhe mostrou o boletim:
– Na minha época as notas baixas eram punidas com uma boa surra!
E o Joãozinho responde:
– Legal, pai! Vamos pegar o professor na saída amanhã!
Perdi 1 Real

O garoto estava chorando e o avô perguntou:
– Por que chora, Joãozinho?
– Eu perdi uma moeda de um real que ganhei do papai.
– Toma lá um real. Pronto, nada de choro. Resolvido.
Pouco depois o Joãozinho voltou a chorar.
– Que é isso, Joãozinho? Será que perdeu o real que te dei? – perguntou o avô.
– Não, vovô. Tá aqui.
– Então por que está chorando de novo?
– É que se eu não tivesse perdido o que o papai me deu, eu teria dois reais agora!
Imitação

Um sujeito vira pra mãe do Joãozinho e diz:
– Minha senhora, quer me fazer o favor de pedir ao seu filho que pare de me imitar?
A mãe fala para o joãozinho:
– Joãozinho, eu já disse pra você parar de bancar o bobo!
Caiu na Área

Joãozinho, fanático por futebol, estava jogando bola com os coleguinhas, quando sua mãe chega correndo:
– João, corre rápido lá em casa para ajudar porque o teu pai caiu na área.
E o Joãozinho:
– Péra aí, mãe! Na área é pênalti!


A mãe do Joãozinho estava grávida, e perguntou a ele:
– O que prefere ganhar: um irmãozinho ou uma irmãzinha?
Joãozinho respondeu:
– Mamãe, se não for pedir muito, eu gostaria de uma bicicleta.
Promessa

Joãozinho chega em casa e diz:
– Pai, tenho uma ótima notícia para você!
– O que é? – pergunta o pai.
– Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano?
– Sim, meu filho.
– Então, você se deu bem. Economizou um dinheirão!
Pé de Alface

A mãe chegou para o Joãozinho e disse:
– Meu filho, vá à feira e veja se o seu Manoel tem um pé de alface.
E ele foi. Logo mais, ele voltou de mãos vazias. A mãe estranhou e perguntou:
– Ele não tinha pés de alface? Joãozinho respondeu:
– Não sei, porque ele estava usando sapatos!
Mudanças

Joãozinho estava vendo um antigo álbum de fotos, quando viu uma foto e foi perguntar para sua mãe:
– Mãe, quem é esse homem bonitão ao seu lado?
A mãe respondeu:
– É o seu pai.
E Joãozinho disse:
– Então quem é aquele gordo careca sentado ali no sofá?

PIOR LEITOR É AQUELE QUE NÃO QUER LER!

 









Uma pessoa sem história é um livro sem letras. Quem não lê, mal ouve, mal fala , mal vê. Se ele não quer ler fazer o quê? Que pena ... os escritores precisam de leitores. Pode parecer uma paulocoelhice, mas o bom leitor é aquele que lê. A maioria das pessoas não lê. Apenas foi alfabetizada – seja pelo método fonético do Ivo viu a uva ou pela pedagogia do oprimido, na qual é o patrão explorador de Ivo quem vê, vende ou devora a uva, e Ivo fica a ver navios. O verbo “ler” vem de “legere”, que significava, originalmente, “colher, escolher”, selecionar os melhores frutos no pé, na parreira. Ivo não só viu a uva. Ao ler a palavra “uva”, Ivo a colheu.
Tenho o hábito de ler três livros por semana. Confesso que às vezes leio livro "best-seller" sucesso de venda e pergunto como pode um livro vender tanto e oferecer tão pouco? Cadê a  “cultura”, que era apenas o ato de cultivar plantas (cultura de café, cultura de cana de açúcar) e adquiriu depois o sentido de cultivar o intelecto (cultura artística, cultura geral), o verbo “ler” passou a designar o que se colhe com os olhos, o que se percebe através das letras, das palavras. Ler deveria ser uma forma de aprender (trazer para junto de si, levar para a memória), não de aprisionar.
Quem escreve quer ser lido (colhido), compreendido (acolhido) e amado (de “amare”, verbo que gerou amor, amigo, mãe). Talvez porque escrever (do latim “scribere”) seja, lá na sua gênese, o mesmo que cortar, fazer uma incisão.
Ao escrever, o escritor se abre. É preciso ter olhos amorosos (de mãe, de amigo, de amante) para ler (colher) os melhores frutos dessa vinha, dessa ferida. Ler o que está fora de nós, e que o outro nos trouxe, é compreensão, aprendizado. Ler no que o outro escreveu o que já trazemos dentro é uma forma de prisão.

O QUE É O QUE É ?

 

01. O que é o que é? Dá muitas voltas, mas não sai do lugar. 

                      Resposta: o relógio.                

 02. O que é o que é? Tem no final do fim, no início do meio e no meio do começo.
Resposta: a letra M.

 03. O que é o que é? De noite tem oito pés, mas de dia só tem quatro.

Resposta: a cama de casal.

 04. O que a formiga tem maior que o boi?

Resposta: o nome.

 05. O que é o que é? Está sempre no meio da rua e de pernas para o ar.

Resposta: a letra U.

 06. Qual a única pedra que não afunda na água?

Resposta: a pedra de gelo.

 07. Por que algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro?

Resposta: para acordar em cima da hora.

 08. O que é o que é? No cabelo, no dente e na planta ela está escondida.

Resposta: a raiz.

 09. O que é o que é? Uma casinha sem porta nem janela. Lá dentro vivem duas donzelas, uma branca e outra amarela.

Resposta: o ovo.

 10. O que é o que é? Tem pernas mas não anda, tem braços mas não abraça.

Resposta: a cadeira.

 11. O que é o que é? O marido é rico e a mulher é pobre.

Resposta: o tesouro e a tesoura.

 12. O que é o que é? Um pontinho preto no alto do castelo.

Resposta: uma pimenta do reino.

 13. O que é o que é? Só aumenta e nunca diminui.

Resposta: a idade.

 14. O que é o que é? É surdo, mudo, mas se a gente quiser ele conta tudinho.

Resposta: o livro.

 15. O que é o que é? Corre a casa inteira. Quando acaba, procura um canto para descansar.

Resposta: a vassoura.

 16. O que é o que é? Basta falar para ele acabar.

Resposta: o silêncio.

 17. O que é o que é? A gente põe em cima da mesa, parte, reparte, mistura, distribui, mas não come.

Resposta: o baralho.

 18. O que é o que é? Se for jogado do alto de um prédio, não acontece nada com ele. Mas se cair água em cima, morre lentamente.

Resposta: o papel. 

 19. O que é o que é? Tem coroa, mas não é rei; tem escamas, mas não é peixe.

Resposta: o abacaxi.

 20. O que é o que é? Tem chapéu, mas não tem cabeça; tem boca, mas não fala; tem asa, mas não voa; tem bico, mas não bica.

Resposta: o bule.

 21. O que é o que é? Nasce grande e morre pequeno.

Resposta: o lápis.

 22. O que é o que é? Quanto maior ela for, menos você vê.

Resposta: a escuridão.

 23. Qual o nome da invenção que permite que a gente olhe através das paredes?

Resposta: a janela.

 24. O que é o que é? Sabe o significado de todas as palavras mas jamais as pronuncia.

Resposta: o dicionário.

 25. O que é o que é? É cheia de capas, e quem quiser tirá-las, não escapa sem chorar.

Resposta: a cebola.

 26. O que é o que é? É branco, mas quando cai no chão fica amarelo.

Resposta: o ovo.

 27. O que é o que é? Tem cidades, mas não tem casas. Tem montanhas, mas não tem árvores. Tem água, mas não tem peixe.

Resposta: o mapa.

 28. Qual o único céu que não tem estrelas?

Resposta: o céu da boca.

 29. O que é o que é? Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente.

Resposta: o alho.

 30. O que é o que é? É cheia de furinhos, mas consegue segurar água como ninguém.

Resposta: a esponja.

 31. O que é o que é? Passam o dia batendo uns nos outros, mas não fazem isso por mal.

Resposta: os dentes 

 32. O que é o que é? Tem uma perna maior do que a outra e nem à noite para de andar.

Resposta: o relógio.

 34. O que é o que é? Quando seca, fica molhada.

Resposta: a toalha.

 35. O que é o que é? É feito para andar mas não anda.

Resposta: a rua.

 36. O que é o que é? Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água, na água morrerei.

Resposta: o sal.

 36. O que é o que é? Todos pisam nele, mas ele não pisa em ninguém. Todos perguntam por ele, mas ele não pergunta por ninguém.

Resposta: o caminho. 

 37. O que é o que é? Entra na água e não se molha.

Resposta: a sombra.

 38. O que é o que é? Quanto mais eu tiro, mais eu tenho.

                                            Resposta: fotografias.

39. Uma casa tem quatro cantos. Em cada canto está um gato. Cada gato vê três gatos. Quantos gatos há na casa?

Resposta: quatro.

 40. O que é o que é? São sete irmãos. Cinco vão à feira, os outros não vão.

Resposta: os dias da semana.

 41. O que é o que é? Tem capa, mas não é super-herói; tem folha, mas não é árvore.

                               Resposta: o caderno.