- Por Monique de Carvalho
Aquela frase “As crianças são o futuro do planeta”, é a cara da brasileira Júlia Bonitese. Com apenas 10 anos, a menina de Minas Gerais criou um projeto, que foi reconhecido pela ONU e tem como meta ajudar a salvar o planeta Terra.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Júlia é um exemplo. Ela foi mencionada como uma das ativistas ambientais mais novas do país em uma live do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Hoje, Júlia comanda o projeto Pequenos Protetores do Planeta e faz publicações para crianças, com dicas, lições e até desafios sobre como tornar o meio ambiente mais preservado. Ela disse que quer transformar o mundo e tem feito isso da melhor forma possível!
Geração da restauraçãoJuju, como é chamada pela mãe, tem plena consciência de que faz parte da ‘geração restauração’ e conhece muito bem os objetivos de desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 da ONU para atingir um mundo melhor para os povos e nações.
Inspirada em ativistas como Greta Thunberg e Malala, no exterior, Luciano Frontelle, do Plant For The Planet Brasil, e Brenda Izidio, da Rede Global de Biodiversidade Jovem, a nossa brasileira adora assistir a documentários.
Ela lembra que a motivação para cuidar mais do meio ambiente surgiu na pandemia, quando a família mudou para um sítio durante o isolamento.
Foi assistindo a uma aula, que a ideia de criar um projeto surgiu.
“Eu estava almoçando com a minha mãe, aí eu lembrei das aulas de ciências que eu tive, dos livros que eu li, e aí eu falei pra minha mãe que eu queria fazer alguma coisa para ajudar o planeta”, conta Júlia.
Conectada com a natureza desde pequena
A mãe de Júlia, Karina Bonitese, contou que tudo aconteceu de repente. Ela reconhece que a filha sempre foi muito conectada com a natureza. Foi por isso que não mediu esforços para ajudá-la a pensar em algum projeto.
Foi quando Karina criou o perfil no Instagram, para que a menina pudesse compartilhar ações sustentáveis para, quem sabe, despertar em outras crianças o mesmo desejo pela proteção da natureza.
Apesar do projeto ser voltado para o público infantil, já que ele é pensado e produzido pela pequena Júlia, no Instagram o público adulto é mais presente.
As primeiras mudanças vieram de dentro da família. Observando as postagens da menina, as tias pararam de jogar óleo de cozinha na pia, aprenderam com ela a guardar os materiais recicláveis para a reutilização e fecham a torneira enquanto escovam os dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário