Você sabia que surgiu uma nova profissão?
Os objetivos principais deste blog "Comunicando para Refletir" são de emitir informações, artigos publicados na mídia, sobre problemas sociais que atingem todas as camadas sociais. Isso não quer dizer que sou o dono da verdade, às vezes minhas ideias não são iguais as suas, e são respeitadas as opiniões expostas. Queremos um mundo melhor e por isso expressaremos sobre cidadania, ética na política, bons costumes familiares. Acima de tudo buscaremos a ética e moral dos bons costumes.
As maiores 10 coisas do mundo:
01 - Existem árvores colossais, frutas que duram uma vida, ilhas que se comportam como países, animais gigantescos. Se pararmos de vez em quando para prestar atenção à natureza e às coisas ao redor, por exemplo, perceberemos como nossa existência faz parte de algo muito maior. Os 10 maiores lugares, seres vivos e coisas do mundo.
02 - Situada no Vietnã, a caverna Son Doong foi descoberta em 1991 por um local chamado Hô-Khanh.No interior da caverna existe um grande rio subterrâneo e sua entrada com descida íngreme e uma acústica que faz sair um som estranho que muito intimida qualquer um de explorar a caverna.Talvez seja por isso que ela continua intacta!
03 - Este shopping é conhecido como o maior do mundo por causa da sua área total: cerca de 13 milhões de pés quadrados e tem cerca de 1.200 lojas de varejo. Tem ainda uma pista de gelo, um jardim zoológico subaquático, cachoeira e um aquário. Traz também 22 cinemas, um hotel de luxo e mais de 100 restaurantes e cafés.
04 - Elefantes são os maiores animais terrestres vivos. Eles têm entre 4 metros de altura e pesam entre 4 a 6 toneladas. Cada um de seus membros e partes do corpo tem uma função diferente e muito original, permitindo que eles se comportem e vivam como uma espécie de super-animal. Suas orelhas enormes permitem que eles ouçam excepcionalmente bem, enquanto suas trombas tem cinco funções diferentes: respiração, “falar”, cheirar, tocar e agarrar.
05 - Original do sudeste e sul da Ásia, e tão conhecida no Brasil, a jaca é uma fruta que muita gente acha estranha. Ainda, é uma das maiores árvores frutíferas do mundo e se desenvolve naturalmente em países tropicais ao redor do mundo. Apesar do gosto forte, seu fruto é conhecido por sua excelente fonte de fibras.
06 - Masjid al-Haram, também conhecida como a Grande Mesquita, é tida pelo mundo islâmico como o maior centro de peregrinação do mundo e o lugar mais sagrado do Islamismo. Com 86,8 mil metros quadrados, a mesquita abriga 2 milhões de pessoas de uma única vez.
07 - A Grande Barreira de Coral está situada no Mar de Coral, na costa de Queensland, na Austrália, e é uma imensa faixa de corais composta por 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Possui uma grande variedade de fauna subaquática, incluindo 30 espécies de golfinhos, baleias e botos, mais de 1.500 espécies de peixes, seis espécies de tartarugas, crocodilos e muito mais. Estende-se por uma área de aproximadamente 2.900 quilômetros de comprimento, com largura variando de 30 km a 740 km.
08 - A Groenlândia é conhecida como a maior ilha do mundo, além de ser o país menos densamente povoado também. A maioria do seu território é coberta por gelo, e seu nome tem origem nos colonos escandinavos que primeiro povoaram suas terras geladas.
09 - As sequoias-gigantes não são apenas as maiores árvores do mundo em tamanho, mas também em volume. Uma sequoia pode atingir em média 50–85 m de altura e 5–7 m em diâmetro. A espécie mais antiga possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia.
10 - Se você já teve a oportunidade de ver uma baleia azul ao vivo, você esteve na presença do maior mamífero marinho do planeta. Elas costumavam comandar os oceanos, até que foram caçadas até quase à extinção, mas na década de 60 a comunidade internacional resolveu intervir e proteger a espécie. Atualmente, estima-se entre 5 e 12 mil o número de baleias azuis que ainda vivem em nossos oceanos.
"No hipermercado dois caras batem os respectivos carrinhos de compras. Ambos se desculpam e um deles fala ao outro: — Desculpe, me distraí porque estava procurando minha mulher! — Que coincidência! Também estou procurando a minha! — Como é a sua mulher? — Ela é loura, alta, olhos azuis, pernas bem torneadas . Usa um vestido vermelho justinho, decotado e bem curto. — E a sua como é?
— Que se lixe a minha. Vamos procurar a sua!!!"
Nessa piada, podemos depreender que o ato humorístico gira em torno do tema beleza feminina, apresentando o imaginário ocidental de padrão de mulher bela, ou seja, a Helena dos tempos modernos com suas formas perfeitas e roupas sensuais. Na contramão desse modelo de beleza, um outro é apresentado de forma silenciosa por meio da técnica alusão, caracterizada pela omissão da descrição da segunda esposa. Complementando essa omissão, outra técnica presente no enunciado “... que se lixe a minha” evidencia um rearranjo no curso do raciocínio (procurar minha esposa; a sua é bonita; a minha é feia; vou ser humilhado; não vamos mais procurar a minha, mas a sua) de modo a evitar uma retaliação e, assim, usa-se uma réplica direta. Ou seja, apesar de o texto se manter dentro de uma mesma isotopia, há um contra-argumentação a respeito de normas sociais – aqui falamos de padrões de beleza – que são impostos e que se excluem mutuamente. Todavia, como se vê, é esse discurso silenciado que fornece subsídios para a criação e para a manutenção da contra-argumentação dentro da piada.
Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para cumprir a missão. Eles se empolgam com o que estão fazendo. Eles não desistem facilmente; buscam maneiras de fazer as coisas melhor, mais barato e mais rápido. Eles trabalham longas horas e nunca reclamam.
A maioria das pessoas são altamente motivadas a fazer alguma coisa. Aqueles que não apresentam as características de colaborador altamente motivados se transformam quando saem do local de trabalho para desenvolver os seus interesses fora do trabalho.
Eles gastam o tempo livre e dinheiro nessas atividades. Eles leem, praticam e frequentam cursos para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Conversam animadamente sobre seus interesses com entusiasmo e compartilham seus conhecimentos e experiências com os outros. Eles podem assumir papéis de liderança em um grupo religioso, civil ou educacional, em que se responsabilizam por tarefas, comissões e qualquer outra coisa que precisa ser feito. Eles fazem tudo isso sem receber nada e muitas vezes usam seu próprio dinheiro para despesas. Muitas dessas pessoas são aquelas que gestores e colegas de trabalho dizem não estar altamente motivados.
Ambos os jogos e trabalho tentam levar as pessoas a investir muito esforço em comportamentos que não engajariam de outra maneira. Nos jogos, o objetivo da maioria das regras e regulamentos é fazer com que o comportamento torne-se mais divertido. Infelizmente, aqueles que elaboram as normas e regulamentos do trabalho, muitas vezes, tomam um caminho diferente – com resultados dramaticamente diferentes.
As pessoas adoram os jogos, porque, pelo modo como são projetados, produzem altas taxas de reforçamento positivo. E o reforçamento nos jogos é pessoal, imediato, contingente, e frequente. Chutar a bola e vê-la ir para onde você pretende é reforçado positivamente. Os membros da equipe e espectadores elogiam desempenho. Os registros (fotos, vídeos…) são mantidos para que o evento pode ser revivido posteriormente.
Examine o comportamento de pessoas altamente motivadas e você vai encontrar reforçadores – ou uma história de reforçamento – que se assemelha ao que é encontrado na maioria dos jogos. Raramente a pessoa altamente motivada é alguém altamente motivada em todas as situações. Ao contrário, elas são altamente motivadas em algumas situações, e menos em outras. Quando percebemos isso, a questão muda de: “Por que algumas pessoas são mais motivadas do que as outras?” para: “Por que algumas situações são mais motivadoras do que outras?” Para se ter colaboradores altamente motivados, crie um ambiente de trabalho altamente motivador.
Artigo publicado no PMeZine (The Performance Management Magazine) em 18 de marco de 2011 e traduzido por Hélder Lima Gusso. Original, em inglês, disponível em: http://www.pmezine.com/Perfectly-Motivated-People.
TELE SENA DE CARNAVAL