Cês tão ligados que a palavra “higiene” nem constava no vocabulário até meados do século XIX (19)? No período Colonial o povo era porco e nem sabia.
Então, vamos de fatos históricos sobre a FALTA DE HIGIENE naquela época.
1- A única parte do corpo que era razoavelmente limpa, naquela época, eram os pés; justamente porque havia bicho-de-pé e o bagulho incomodava pra caramba.
2- Raramente o interior das casas eram limpas. Às vezes passava-se uma vassourela de bambu. Água? Nem pensar.
3- Imaginem o fedor dos quartos…
Para evitar o mau cheiro, queimava-se plantas perfumadas. Não sei se funcionava legal para evitar a catinga, mas a queima ao menos funcionava para afastar insetos.
4- Banho diário no período Colonial? Jamais. Apenas os indígenas e os escravizados se banhavam diariamente nos rios. Os demais, geralmente passavam um paninho úmido no corpo.
5- As mesas de jantar eram propositalmente bem altas, o prato ficava próximo ao queixo para então usar as mãos para comer e evitar cair comida no chão e assim evitar o desperdício. Sim, o povo comia com as mãos.
Eu só fico pensando que, como não tomavam banho, a coceira de kur era frenética e a mão suja que coçava o furico também alimentava. Credo.
6- D. João VI, tomava banho (quando tomava) apenas no mar e só o fazia para curar uma pereba que ele tinha na perna.
7- O cocô e o xixi, após excretados em um penico, eram lançados na rua através das janelas. Da mesma forma, quem estava vagando pela rua levava uma cagada na cabeça e sentia vontade de cagar, fazia ali mesmo suas necessidades fisiológicas, sem cerimônia alguma. O povo urinava e defecava em público, genteeee! Ainda bem que agora é só no carnaval que isso acontece.
8- A sífilis trazida pelos europeus transformou-se em uma epidemia e permaneceu sendo a 4ª maior causadora de morte até a Segunda Guerra Mundial. Como que o povo conseguia transar com tanto fedô, Pai???
9- Como o açúcar era artigo de luxo, dentes podres eram sinal de riqueza. E tem gente que ainda defende o conservadorismo. scrr
10- O cabelo da mulher era considerado sua “coroa gloriosa”, por influência religiosa. Logo, deveriam estar belos e arrumados e por isso, as moças lavavam o cabelo uma vez por mês.
11- Todo mundo tinha piolho. Catar piolho no amigo/familiar era um passatempo das pessoas. As pessoas se reuniam alegremente após o almoço para um catar piolho no outro.Agora é cravo, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário