Aubrey Daniels
Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para cumprir a missão. Eles se empolgam com o que estão fazendo. Eles não desistem facilmente; buscam maneiras de fazer as coisas melhor, mais barato e mais rápido. Eles trabalham longas horas e nunca reclamam.
A maioria das pessoas são altamente motivadas a fazer alguma coisa. Aqueles que não apresentam as características de colaborador altamente motivados se transformam quando saem do local de trabalho para desenvolver os seus interesses fora do trabalho.
Eles gastam o tempo livre e dinheiro nessas atividades. Eles leem, praticam e frequentam cursos para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Conversam animadamente sobre seus interesses com entusiasmo e compartilham seus conhecimentos e experiências com os outros. Eles podem assumir papéis de liderança em um grupo religioso, civil ou educacional, em que se responsabilizam por tarefas, comissões e qualquer outra coisa que precisa ser feito. Eles fazem tudo isso sem receber nada e muitas vezes usam seu próprio dinheiro para despesas. Muitas dessas pessoas são aquelas que gestores e colegas de trabalho dizem não estar altamente motivados.
Ambos os jogos e trabalho tentam levar as pessoas a investir muito esforço em comportamentos que não engajariam de outra maneira. Nos jogos, o objetivo da maioria das regras e regulamentos é fazer com que o comportamento torne-se mais divertido. Infelizmente, aqueles que elaboram as normas e regulamentos do trabalho, muitas vezes, tomam um caminho diferente – com resultados dramaticamente diferentes.
As pessoas adoram os jogos, porque, pelo modo como são projetados, produzem altas taxas de reforçamento positivo. E o reforçamento nos jogos é pessoal, imediato, contingente, e frequente. Chutar a bola e vê-la ir para onde você pretende é reforçado positivamente. Os membros da equipe e espectadores elogiam desempenho. Os registros (fotos, vídeos…) são mantidos para que o evento pode ser revivido posteriormente.
Examine o comportamento de pessoas altamente motivadas e você vai encontrar reforçadores – ou uma história de reforçamento – que se assemelha ao que é encontrado na maioria dos jogos. Raramente a pessoa altamente motivada é alguém altamente motivada em todas as situações. Ao contrário, elas são altamente motivadas em algumas situações, e menos em outras. Quando percebemos isso, a questão muda de: “Por que algumas pessoas são mais motivadas do que as outras?” para: “Por que algumas situações são mais motivadoras do que outras?” Para se ter colaboradores altamente motivados, crie um ambiente de trabalho altamente motivador.
Artigo publicado no PMeZine (The Performance Management Magazine) em 18 de marco de 2011 e traduzido por Hélder Lima Gusso. Original, em inglês, disponível em: http://www.pmezine.com/Perfectly-Motivated-People.
Nenhum comentário:
Postar um comentário