Editor: Anna D.
Os japoneses são conhecidos por serem educados, obstinados e agradáveis. Essa cultura é tão importante que até as crianças obedecem a esses valores graças à excelente educação que recebem. Embora aparentemente o sistema de jardim de infância, ensino fundamental, ensino fundamental e médio pareça semelhante ao ocidental, a verdade é bem diferente. Aqui estão 10 maneiras pelas quais a escolaridade japonesa é única, ajudando a formar caráteres excelentes e serenos. É por razões como estas que o sistema educacional do Japão é amplamente admirado e até invejado..
1. Antes dos exames, as crianças precisam aprender boas maneiras Embora na escola primária os alunos não sejam muito treinados no aprendizado de matérias básicas (em comparação com anos posteriores), há um foco maior em valores e ética. Os alunos aprendem respeito e gentileza. Eles precisam aprender a ser compassivos e generosos. Virtudes como autocontrole e senso de justiça também apresentam grande importância. Somente quando essas bases forem lançadas é que se espera que os alunos dominem o currículo básico do ensino fundamental e médio.
2. O ano escolar começa no início de abril O início do ano letivo coincide com o primeiro desabrochar da primavera, tão dramaticamente marcado no Japão pelo aparecimento da flor de cerejeira sakura. Pensa-se que isto significa que as crianças iniciam os anos escolares com um sentimento de positividade devido ao fim dos meses de inverno. Este horário é bastante diferente da maior parte do mundo, onde as aulas começam no final do verão ou no início do outono. Talvez devêssemos todos mudar para o jeito japonês!
3. As crianças fazem toda a limpeza da escola sozinhas. Espera-se que todos os alunos participem das tarefas de limpeza da escola. Isso inculca neles uma ética de trabalho quase natural. Eles formam equipes e aprendem o que é preciso para realizar um trabalho bem feito, com cooperação e trabalho árduo. Eles não limpam apenas a sala de aula, mas também o refeitório e os banheiros. Conseqüentemente, as crianças têm muito mais cuidado para não bagunçar a escola e aprendem a desprezar a sujeira. Quando criança, eu teria odiado se nos dissessem para fazer isso, mas agora tenho certeza de que teria sido melhor se tivéssemos feito isso.
4. Comer na sala de aula Fonte No Japão, as refeições são momentos comunitários importantes. Os alunos comem as mesmas refeições equilibradas e bem preparadas que os outros, quase sempre na presença dos professores. Isso ajuda a construir um vínculo forte e incentiva boas maneiras à mesa. Antes de cada refeição, todos devem orar e agradecer (itadakimasu), e no final fazem o mesmo (gochisosama deshita). São frases altamente educadas que expressam gratidão à terra, à própria comida, ao cozinheiro e também aos seus superiores sociais presentes à mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário