A brinquedoteca é um espaço que oferece diferentes possibilidades lúdicas.
A Brinquedoteca é um espaço que reúne muitas possibilidades e potencialidades para desenvolver trabalhos sérios e relevantes para as crianças através da brincadeira. Ela é indicada para qualquer idade do zero aos cem anos ou mais, não se restringe a faixa socioeconômica de seus frequentadores. Esse espaço traz o resgate da importância do brincar para a criança. Na Brinquedoteca, a criança vivencia diversas atividades lúdicas e, de acordo com Santos (1997) a “ludicidade” faz com que o ser humano de qualquer idade tenha diversas diversões.
Para o autor, o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita não só a aprendizagem, como ainda, o desenvolvimento pessoal, social e cultural do indivíduo e, colabora para uma boa saúde mental, preparando este ser, para um estado interior fértil. Assim, esse processo facilitará a socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Em outras palavras, a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo. Assim, brincar é “coisa séria” e por isso, essa atividade deve ser tratada com responsabilidade. Nesse sentido, brincar é fundamental, pois desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder, o convívio com outras crianças de mesmo grupo, e um maior conhecimento uma das outras, como ainda, do espaço físico.Entretanto, para que tudo isto ocorra, a criança necessita ter liberdade para realizar suas brincadeiras, usar sua criatividade para elaborar suas próprias regras, sendo verdadeiramente espontâneas.
Caso contrário, reproduzirá a sabedoria dos adultos, se tornando incapaz de expressar suas próprias ideias. Dessa forma, a Brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, visto que é um espaço onde “o brincar” representa um fator importante no desenvolvimento infantil. Esse espaço pode ser uma sala ou uma casa, pode ser simples ou muito incrementado, sendo assim, muito importante para oferecer às crianças, oportunidades para exercerem seu direito de brincar e ter contato com as mais diversificadas brincadeiras.
Portanto, quando falamos em brinquedotecas instaladas em unidades da área da saúde, podemos pensar que elas podem estar sendo instaladas em espaços como, convênios médicos e laboratórios de atendimento e/ou unidades hospitalares. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha dos brinquedos e sua higienização, até a atuação do profissional que estará na sala. Desse modo, é preciso preparar a Brinquedoteca como um espaço do “faz de conta”, para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.
EDITORA-CHEFE Márcia Donizete Leite Oliveira REVISÃO E NORMALIZAÇÃO DE TEXTOS Márcia Donizete Leite Oliveira Rodrigo Leite da Silva PROGRAMAÇÃO VISUAL E DIAGRAMAÇÃO Keter Reis PROJETO GRÁFICO Elizandra Pires COPYRIGTH Revista Educar FCE ISSN 2447-7931 Faculdade Campos Elíseos (MARÇO, 2019) - SP Publicação Mensal e multidisciplinar vinculada à Faculdade Campos Elíseos. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial. É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que citada a fonte. Cláudia R. Esteves Coordenadora Pedagógica Pós-Graduação FCE B
Nenhum comentário:
Postar um comentário