sábado, 28 de outubro de 2023

A DÉCADA À FRENTE SOBRE O QUE ESTÁ POR VIR NOS PRÓXIMOS 10 ANOS !

 


            Contexto para visitantes do futuro: Estamos em 2023,  a beira de um   colapso na saúde e de uma crise econômica sem sem precedentes. Empreendo desde 1996, criei 8 startups na minha     carreira e 3  viraram empresas de fato.

Nessa jornada, tive a experiência de comandar minhas empresas através de três crises relevantes dos últimos 30 anos: bolha dotcom em 2000, subprime em 2008 e, ainda em andamento, COVID19 em 2020. Essa experiência me fornece subsídios para dar aos empreendedores uma visão acompanhada de uma dica.

É importante dizer que a visão que apresento aqui é reflexo das percepções que tive após analisar, à época e de forma retrospectiva, as crises em si e, principalmente, os 10 anos que as antecederam.

Retrospectiva

Em retrospectiva, temos o seguinte:

1990 a 2000: O primeiro boom da internet. Essa foi a década do nascimento comercial da internet e também da “exuberância irracional”, termo cunhado em 1996 por Alan Greenspan, chairman do FED americano, para dizer ao mercado que as empresas de tecnologia poderiam estar com preços excessivamente altos. Muitas empresas incríveis foram criadas nesse período. Vamos chamá-las de Multi-million dollar companies (MMDC). Exemplos são Netscape, Yahoo! e Amazon, todas fundada em 1994.

Crash da NASDAQ em março de 2000

Bolha dotcom em 2000: Em março de 2000 estourou a bolha das empresas de tecnologia. No final de 2001 fechei a minha primeira empresa que teve tração de verdade que havia criado no final de 1999. Entrei tarde demais para criar uma MMDC.

2000–2003: Nesse período ocorreu um marasmo no mercado de tecnologia. Foi um momento de criação e teste. Foi aqui que as próximas MMDCs começaram a ser idealizadas e criadas. Dois exemplos: Facebook e Skype ambas fundadas em 2003. O Google, que havia sido criado em 1998 e sobrevivera à bolha dotcom consumou o fim desse período com o seu IPO em 2004.

Tag cloud da web 2.0

2003–2008: Nesse período houve uma pequena época de ouro, prematuramente interrompida pela crise dos subprimes. Foi um momento de crescimento e novos formatos. Aqui nasceu a web 2.0. Surgiram os blogs, o microblogging do Twitter (fundado em 2007), o crowdsourcing, as mídias sociais e o Consumer-Generated Media. Sugiram sites com crescimento exponencial como o Orkut (2004) e Tumblr (2007). O LinkedIn, fundado em 2002, saiu de 1 milhão de usuários em 2004 para 55 milhões em 2009.

Crise de subprime de 2008: A crise dos subprimes destruiu os mercados financeiros mundo a fora. É claro que fundos de investimento tiraram o pé no aporte de capital em startups por algum tempo, só retornando o patamar pré-crise em 2011.

2009–2019: Nessa década, mais reconhecida pelos mais jovens, foi onde a segunda grande onda da internet começou. Foi o boom do mobile. A App Store da Apple (iOS) foi lançada em 2008 com 500 aplicativos e em 2017 tinha 2.2 BILHÕES de apps. Nada mal. A GIG Econony, forjada pelo sucesso do Uber, nasceu nesse período. Também foi a década da consagração dos unicórnios, empresas avaliadas em pelo menos US$1 bilhão.

Primeiros unicórnios surgindo em 2011 e um boom a partir de 2014.

Crise COVID19 de 2020: A pandemia provocada pelo vírus COVID19 promoveu um isolamento social que fez a economia desacelerar drasticamente. Futuro incerto? Até certo ponto.


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