domingo, 14 de abril de 2024

CONHEÇA MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DO FUTURO NO BRASIL E NO MUNDO!

 




 

Avatar de Edify EducationEdify Education, AO BLOG DO OSWALDO
Práticas Pedagógicas
Saltar para o conteúdo do post

 

   Gestores, diretores, professores e outros integrantes do universonas discussões que podem promover as melhorias necessárias à educação. É claro que a busca por melhorias e soluções para a educação do futuro são constantes, como é o caso das novas competências e habilidades presentes na BNCC, que sempre é amplamente discutida e atualizada.
A Base Nacional Comum Curricular visa essa mudança mais profunda na educação e já é possível notar grandes avanços tecnológicos das últimas décadas, mas muita coisa ainda está por vir.
Quer saber quais são as principais tendências para o futuro da educação no Brasil? Então, acompanhe a leitura e confira tudo que o Edify preparou para você saber o que pode – e deve – mudar em sua escola nos próximos anos!
Converse com um dos nossos consultores!
Quero Edify!
Como será o futuro da educação? Conheça 6 tendências!
Metodologias de ensino ultrapassadas e pouco eficientes, não aproveitamento correto de todo o potencial da tecnologia no ensino, números cada vez menores de retenção de estudantes – os problemas pertinentes ao sistema de educação atual podem ser vistos por diversas perspectivas.
A educação do futuro tem como objetivo principal transformar o modo como transmitimos o conhecimento e preparamos o estudante para que ele seja o protagonista de sua formação. Conheça agora as principais tendências do futuro da educação e quais são os benefícios para sua escola:
1- Metodologias Ativas de Ensino
Partindo da ideia que o aluno deve ser o principal atuante do seu aprendizado, as metodologias ativas são as principais ferramentas da atualidade para que esse objetivo seja cumprido.
Nessa perspectiva de ensino, acredita-se que o estudante não alcançará seu máximo potencial se adotar uma postura passiva, atuando como um mero receptor em sala de aula.
Podemos citar o “aprendizado baseado em problemas” como um exemplo de estratégia de metodologia ativa. Nela, o estudante deve buscar a solução para um problema e, dessa forma, construir seu conhecimento na prática. Por sua vez, o professor atua como um mediador do conhecimento, oferecendo insumos que possibilitam a construção do conhecimento real para a resolução da problemática.
Nesse exemplo, é necessário que haja uma participação ativa do estudante que utilizará suas capacidades e conhecimentos para resolver um desafio que promoverá seu aprendizado.
Quer saber mais sobre as metodologias ativas para a construção de uma educação inovadora? Temos um post completo sobre o assunto aqui no blog que vale a pena conferir!
2- Educação híbrida
Estamos em um período de transição em que os modelos de educação presencial e a distância podem ser alternados em momentos específicos.
O período de pandemia nos obrigou a adotar novas abordagens para promover o processo de ensino-aprendizado, por isso, podemos dizer que o modelo de educação híbrida não é mais uma tendência para o futuro, mas sim uma realidade para muitas instituições de ensino nos dias atuais.
Esse formato, quando aplicado de maneira eficiente, traz flexibilidade para as aulas e também impacta positivamente o engajamento da turma, que tem bem mais afinidade com as tecnologias que temos à nossa disposição atualmente.
Além disso, também existem estratégias de metodologias ativas que vão de encontro com o modelo híbrido de ensino, como é o caso da sala de aula invertida. Nessa estratégia, a ideia é que o estudante tenha acesso aos materiais em casa e chegue na sala de aula com o conhecimento necessário para participar e agregar conhecimento às discussões que são mediadas pelo professor.
Nesse sentido, sem dúvidas, podemos afirmar que a educação híbrida é uma forte tendência para os próximos anos!
3- Tecnologia em sala de aula
Durante a pandemia, observamos um movimento muito interessante nas escolas: a implementação de recursos tecnológicos e busca por inovação técnica para suprir as novas demandas da educação. E essa tendência veio para ficar!
Sabemos que a inovação pode ter muitos formatos e aplicações, mas o uso da tecnologia na educação já nos provou que há múltiplos benefícios para a comunicação e para o aprendizado do estudante. Além de garantir o engajamento, a tecnologia em sala de aula também abre portas para a aplicação das metodologias ativas, o que gera uma aula muito mais participativa e dinâmica.
A Abordagem Baseada em Projetos, a Gamificação, o Design Thinking, a cultura Maker, o Ensino Híbrido, entre outros, serão as metodologias aliadas à tecnologia que irão despertar o interesse do aluno e propiciarão que ele seja o centro de seu aprendizado, garantindo um estudante apto a viver em um mundo em constante evolução tecnológica.
4- Avaliação holística
Quando falamos sobre avaliação, é quase automático pensarmos em provas e trabalhos. Ocorre, no entanto, que quando oportunizamos ao nosso aluno o desenvolvimento de competências e habilidades, estamos trabalhando de forma holística com eles, possibilitando uma avaliação mais profunda do seu aprendizado e até mesmo uma autoavaliação.
Precisamos entender que não faz mais sentido, portanto, avaliar os estudantes somente no formato de decoração e replicação de conteúdo.
Desse modo, a diferença entre avaliar e atribuir nota ficará cada vez mais clara. Avaliar é um processo longo e complexo, que inicia no primeiro dia de aula e acompanha o aluno durante o ano todo. Envolve não só a observação constante do professor, mas a autorreflexão do estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem.
O envolvimento das famílias também é essencial, já que o sucesso escolar da criança não depende apenas da escola. Com todos esses aspectos a serem considerados, vemos que dar nota é apenas uma parte de um conjunto de ações que visam a formação integral do estudante.
Aproveite e leia também: Como usar a tecnologia educacional para mensurar o aprendizado?
5- Edtechs
Até aqui já deu para perceber a importância da tecnologia para a educação do futuro, certo? Saiba que isso vai mais além do que parece, já que novas startups focadas nos problemas atuais da educação estão a todo vapor, são as edtechs! A palavra vem da junção entre EDucation e TECHnology. Bem intuitivo, certo?
Uma pesquisa feita em 2020 apontou que já existem, pelo menos, 566 edtechs no Brasil, simplesmente o maior segmento de startups na época (17,3%).
O Edify Education é um das muitas edtechs que surgiram nos últimos anos e se destacaram, trazendo um novo panorama para educação, com soluções de programa bilíngue, Metodologias Ativas de Ensino e um método inovador para o Novo Ensino Médio, sem dúvidas, tendências muito fortes para os próximos anos no cenário educacional!
6- Educação Bilíngue
O Conselho Nacional de Educação (CNE) disponibiliza em sua página o documento atualizado com a regulamentação da Educação Bilíngue no país, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue. Essa abordagem já se mostra uma realidade em muitas escolas que buscam proporcionar um modelo de ensino-aprendizado que vai de encontro com a globalização para seus alunos.
Portanto, com o foco na Educação Bilíngue, inúmeras oportunidades de desenvolvimento batem à porta das escolas, o que também é um imenso diferencial para a instituição que a oferece. Alguns benefícios que a Educação Bilíngue traz com ela são

Nenhum comentário:

Postar um comentário