domingo, 26 de maio de 2024

ALGUNS ERROS DE PORTUGUÊS PARA NÃO COMETER MAIS!

 CULTURA & LAZER





Ao escrever, é comum cometermos erros de português que podem comprometer a clareza e a precisão do texto. Por isso, vamos explorar sete desses equívocos frequentes e oferecer dicas simples para evitá-los. Ao compreender e corrigir esses erros, você vai melhorar sua comunicação escrita e garantir uma melhor qualidade nos seus textos. Vamos conhecer esses erros e aprender como evitá-los para escrever com mais confiança e precisão.
7 erros de português para não cometer mais
Não desista do português, e se livre desses vícios de linguagem.
O gerundismo
Evite o uso excessivo do gerúndio! Esse tipo de erro ocorre quando os verbos terminados em -NDO são utilizados de forma inadequada para indicar ações pontuais ou instantâneas, ao invés de ações frequentativas.
Por exemplo, em vez de dizer "Vou estar transferindo sua ligação", é mais correto dizer "Vou transferir sua ligação". Da mesma forma, em vez de "O senhor pode estar esperando mais informações ao lado", o correto é "O senhor pode esperar por mais informações ao lado".
Verbo "ter" com sentido de "existir"Evite usar "ter" como equivalente a "existir". O verbo "ter" denota posse e não é apropriado em contextos formais nesse sentido. Em vez disso, utilize o verbo "haver" sempre no singular. Exemplos corretos:"Existem bons alunos em sala." ou "Há bons alunos em sala." "Existiam problemas na empresa." ou "Havia problemas na empresa." Exemplos incorretos."Têm bons alunos em sala." "Tinham problemas na empresa." ou "Haviam problemas na empresa." Meio e meia Meio e meia têm usos diferentes na língua portuguesa. "Meio" é usado para expressar "um pouco". 

 

erros de portugues
Este ou esse?O uso correto dos pronomes demonstrativos "este", "esse" e "aquele" é fundamental para uma comunicação clara e precisa.É importante distinguir o uso correto entre "mas" e "mais". Enquanto "mas" funciona como uma conjunção adversativa, indicando oposição ou contraste, "mais" denota valor aditivo. Por exemplo, em "Pedro estudou, mas não passou no concurso", "mas" destaca a contradição entre estudar e não passar, enquanto em "Fiz mais exercícios que você", "mais" indica uma quantidade superior de exercícios realizados. Evitar o uso incorreto dessas palavras é fundamental para garantir a clareza e a precisão na comunicação escrita.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, InstagramTwitter Pinterest para conferir muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário