quarta-feira, 31 de julho de 2024

SEM DÚVIDA É UM BELO TEXTO!

 



ATÉ A DÉCADA DE 50 OS MENINOS ACIMA DE 15 ANOS USAVAM CALÇAS CURTAS...

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

Até a década de 50 (e alguns anos após) os garotos usavam calça curta, que cobria apenas parcialmente os "cambitos". Essa calça  não chegava nem até os joelhos (como na foto abaixo).
Era um costume, não um modismo, vindo de muito antes.  Nada mais que isso!




Fizesse frio ou calor lá estavam os meninos (até mais ou menos de 11 a 12 anos) com suas calças curtas.
Só depois dessa idade é que adquiriam o "direito" de ganhar/usar a tão esperada "calça comprida". Afinal, já eram mocinhos (o termo adolescente ainda não havia "pegado"). Estavam deixando de ser moleques (profundo, não?). Já podiam encher os cabelos de "Gumex"(veja aqui) e sair soltando a panca de galã de cinema para as garotas.





Claro que a calça curta era, também, parte do uniforme do "Grupo Escolar".

TÍMIDO COM ORGULHO E A REUNIÃO VAI COMEÇAR!

Fala, povo!

As vezes tenho a impressão de que o mundo se divide em dois tipos de pessoas: os extrovertidos, os que sempre puxam assunto e animam qualquer ambiente, e os tímidos, os que nunca puxam assunto com ninguém e as vezes passam até despercebidos.

Sim, é muito legal ser uma pessoa “extrovertida”, que fala com TODOS e sempre tem uma piada na hora certa. Mas nem todo mundo é assim. Toda turma sempre tem o sujeito que só ouve, que demora pra fazer amizade, que fica vermelho quando tem que falar em público e sempre está desprevenido para brincadeiras de trabalho. 

É, esse é o tímido.

E tem uma coisa curiosa: toda pessoa “tímida”, logo é taxada de “estranha” ou “antissocial”. Aí começa a ladainha: “isso não é bom pra sua carreira”, e começam a dizer que pra se dar bem você não pode perder uma piada, estar em todas as festas, seguir todos os comediantes de stand up no Twitter, e etc, como se as pessoas não tivessem mais o direito de serem quietas.Deixa eu falar uma coisa: timidez não é defeito, é característica. Ou seja, querer “tratar” a timidez não só é uma violência contra o tímido como é de uma estupidez incrível. Sim, existem problemas como a fobia social, que é uma outra coisa bem diferente e precisa de tratamento com um PSICÓLOGO. Mas a timidez não precisa ser tratada, apenas respeitada. Até os mais “agitados” tem seus momentos em que falam pouco ou querem ambientes sossegados. Então qual o problema de uma pessoa ser quieta?

Bai! @wesleytalaveira

terça-feira, 30 de julho de 2024

EU AMO POESIA: "SEI QUE CANTO EM QUALQUER CANTO ... A CANÇÃO É TUDO!"

 







Eleni Mariana de Menezes

Compartilhada publicamente  -
Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
— mais nada.

Cecília Meireles

segunda-feira, 29 de julho de 2024

INTERNAUTA DE SEVILHA NÃO QUER VOLTAR A VIVER NO BRASIL!

 




O blog “Comunicandopararefletir.bolgspot.com” está sendo visto em vários países. Uma internauta brasileira, Felisbina Buarque de Holanda, afirma que é difícil querer voltar para o Brasil.
Não quero mais voltar a viver no Brasil, decidi escrever . sou uma das pessoas expatriad@s que vivem aqui…
Não vou enumerar aqui a quantidade de problemas, principalmente sociais, ambientais e econômicos que existem no Brasil, uma porque depois dessa série de posts não vale a pena repetir, outra, porque todo mundo está careca de saber que aí no Brasil falta segurança, falta educação e saúde pública, falta tolerância, falta tanta coisa e sobram outras mais, como desigualdades, exclusões, injustiças.
Não sei quando volto ao Brasil pelo simples fato de que não sei se quero voltar ao Brasil. Gosto muito da vida que levo atualmente. A principal lição de vida que aprendi nestes 6 anos de Sevilha é que não é pobre o que menos tem, mas o que menos necessita. Aqui aprendi que não preciso de luxos para viver feliz, que com pouco dinheiro no bolso posso me divertir, ter uma vida cultural relativamente agitada e ainda viajar de vez em quando. Aprendi que a felicidade não se encontra em shopping e que autoestima não está diretamente relacionada com chapinha e unhas bem feitas. E não que no Brasil eu tivesse um padrão de vida alto ou fosse uma patricinha de carteirinha, mas depois de viver 6 anos em uma casa com móveis alugados, nossa percepção de vida muda muito.
Futilidades à parte, aqui aprendi que se trabalha para viver e não se vive para trabalhar. Isso significa realmente aproveitar a vida. A grande maioria do pessoal aqui do sul trabalha o justo e necessário para poder garantir um lazer a nível máximo, um happy hour no final do dia, uma escapada no final de semana e umas férias de verão de um mês. Horas extras, 60 horas de trabalho semanais, um final de semana em casa atolado de prazos esgotados? Óbvio que isso acontece, mas não é regra e nem o cotidiano dos sevillanos. Conheço funcionários públicos que pedem redução de salário para poder ficar uma hora a mais com os filhos em casa.

O CURIOSO CASO DOS CÃES AZUIS QUE APARECERAM NA RÚSSIA RECENTEMENTE!


19
2021
Curiosidades / Por: Gislaine Lima ás 22:30

Cachorros com pelagens azuis foram fotografados, esta semana, na cidade de Dzerzhinsk, a 370 km da capital Moscou, na Rússia.

A cor dos animais chamou bastante atenção dos moradores locais e pouco depois as redes sociais estavam cheias de fotos dos doguinhos, preocupando assim os ativistas e autoridades com as causas do fenômeno.

cães azuis

O caso ganhou imprensa internacional e o governo russo decidiu investigá-lo.

Foi descoberto que o local onde os cães foram fotografados, existe uma fábrica abandonada de polímeros. A empresa declarou falência em 2015 e compostos químicos, como ácido cianídrico e sulfato de cobre, foram deixados na instalação.

O antigo gerente da fábrica, Andrey Mislivets, contou para uma agência russa que um vazamento semelhante desses produtos químicos já ocorrou no passado e que, possivelmente, os cachorros acharam os produtos e rolaram sobre eles.

cães azuis

O ácido cianídrico e o sulfato de cobre possuem características altamente tóxicas, além da alta reatividade química do ácido e da coloração azulada do sal de cobre.

Para Kelly O’Meara, vice-presidente da Humane Society International, organização global do bem-estar animal, existe risco à saúde dos animais que entraram em contato com essas substâncias.

“Esse tipo de exposição a produtos químicos pode causar irritação na pele, dor intensa, hemorragia interna e até levar a morte”, explica O’Meara em entrevista à “Newsweek”.


Alguns dos cães azuis foram capturados e levados para análises preliminares. A condição de saúde deles foi favorável, mas as autoridades russas acionaram os donos da antiga fábrica e exigiram que todos os cães sejam capturados e recebam tratamento adequado.

domingo, 28 de julho de 2024

QUAL É O LUGAR MAIS FRIO DA TERRA?

 




              Cientistas americanos analisaram dados coletados durante 32 anos, provenientes de vários instrumentos a bordo de satélites.Eles concluíram que o termômetro despencou a - 92ºC cerca de uma dezena de vezes em alguns locais próximos ao cume de um pico nevado, entre o Dome Argus (de 4.093 metros) e o Dome Fuji (3.810), ao leste do platô antártico, uma região que fica a mais de 1.000 km da costa.O novo recorde de frio foi registrado em 10 de agosto de 2010, quando os termômetros marcaram -93,2ºC, informaram especialistas.
            O recorde anterior, de - 89,2ºC, tinha sido registrado em 1983 na estação de pesquisas russa Vostok, também no leste da Antártica."Tínhamos uma suspeita de que este cume antártico provavelmente fosse extremamente frio e mais frio do que Vostok porque fica em maior altitude", afirmou Ted Scambos, cientista chefe do National Snow and Ice Data Center em Boulder, Colorado.
             "Com o lançamento do Landsat 8, nós finalmente conseguimos ter um sensor capaz de realmente investigar esta área com mais detalhe", prosseguiu .Os cientistas fizeram essa descoberta enquanto analisavam os mapas de temperatura superficial global mais detalhados já feitos, desenvolvidos com dados de satélites de sensoreamento remoto, inclusive o novo Landsat 8, um projeto conjunto da Nasa e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
             Os lugares mais frios da Terra que são habitados permanentemente ficam no nordeste da Sibéria, na Rússia, onde as temperaturas chegaram a - 90ºC em duas cidades, Verkhoyansk e Oimekon, em 1892 e 1933, respectivamente.A pesquisa foi apresentada esta semana na conferência anual da União Geofísica dos Estados Unidos em San Francisco, Califórnia.

ALGUNS DOS PAÍSES MAIS FRIOS DO MUNDO!

 

País mais frio do mundo
Qual é o país mais frio do mundo hoje?

Unsplash

O título de país mais frio do mundo na atualidade pertence à Rússia. Considerando a temperatura média anual, chega aproximadamente a -3,64 ºC.

Com um território continental, dividido entre Europa e Ásia, o país abriga regiões setentrionais, como a Sibéria, onde lugares como Oymyakon e Verkhoyansk costumam registrar algumas das temperaturas mais baixas do planeta fora da Antártica.

Aliás, falando na Antártica, embora não seja um país, merece menção especial. Foi nesse continente congelado que se registrou a temperatura mais baixa já medida na Terra: -98 °C. 

Outros países conhecidos pelo frio intenso incluem a Groenlândia, o Canadá e a Mongólia, cuja capital, Ulan Bator, é considerada a capital mais fria do mundo.

Qual o lugar habitado mais frio do mundo?

O lugar habitado mais frio do planeta é a vila de Oymyakon, na região da República de Sacha, na Rússia. O vilarejo remoto tem média anual de temperatura em torno de -50 °C, com registros de inverno que atingem até -71,2 °C. 

A vida em Oymyakon é extremamente desafiadora, exigindo adaptações específicas de seus 500 moradores. As casas precisam ser aquecidas para evitar o congelamento e os carros necessitam de plugues para manter os motores aquecidos.

Outros locais habitados que surpreendem pelas temperaturas extremas são Verkhoyansk, também na Rússia (média anual de -44,4 °C), Jakobshavn, na Groenlândia (média anual de -6,6 °C) e Fairbanks, no Alasca, (média anual de -2,1 °C).

Economize na sua viagem para os países mais frios do mundo

Você pode visitar os melhores destinos para aproveitar o frio mantendo seu bolso aquecido graças ao Vai de Promo. 

Nosso site te ajuda a economizar o máximo possível nessa aventura, não importa o destino escolhido, por meio de promoções imbatíveis de passagens aéreas.

O Vai de Promo atua como um buscador que pesquisa e compara ofertas das empresas mais respeitadas, centralizando a sua procura em um só lugar. Desse jeito, fica mais fácil viajar muito sem gastar além da conta!

10 países mais frios do mundo

Quem procura um destino para viver intensamente a aventura do frio extremo tem muitas opções pela frente, em praticamente todos os continentes. Conheça a seguir os lugares mais gelados do planeta!

Antártida

Antártida
Unsplash

A Antártida é o continente mais gelado e inóspito do planeta, no extremo sul do globo terrestre. A região é permanentemente coberta por neve, representando muitos desafios para a ocupação humana. 

Os ventos na região são extremamente fortes e velozes, os alimentos são escassos e há sérias dificuldades no que diz respeito à água potável e abrigo. Contudo, hoje é possível visitar e até morar por certos períodos em um dos ambientes mais desafiadores da Terra. 

As temperaturas médias anuais na Antártida são as mais baixas do planeta, variando entre -30 °C e -65 °C, mas pode ser ainda menor. No inverno antártico, a escuridão prevalece e o sol nunca nasce, o que faz com que as temperaturas tenham níveis drasticamente baixos. 

Cerca de 98% da superfície da Antártida é coberta por uma camada de gelo com uma espessura média de 2.500 metros, e há verdadeiras maravilhas naturais na região, como a Canada Glacier, uma das geleiras mais impressionantes do mundo.


NÃO SE DEVE CONCORDAR COM AS COTAS PARA AS PESSOAS NEGRAS. SÃO INTELIGENTES E NÃO PRECISAM DISSO.

 













Quantas pessoas negras que através de seus méritos foram partícipes na nossa história. Aqui em Londrina, quem não se lembra de Oliveira Júnior, advogado e baita jornalista da Folha de Londrina? O Rei Pelé,  A carioca Benedita da Silva fez bonito na política em sua carreira como vereadora. Em 2002, assumiu como a primeira governadora negra do Brasil. João Cândido, também conhecido como Almirante Negro, foi militar da Marinha do Brasil e líder da Revolta da Chibata, de 1910. José do Patrocínio, farmacêutico e escritor, foi uma das mais importantes figuras do movimento republicano do Brasil. Ex-ministra do Meio-Ambiente, a senadora Marina Silva vai concorrer à presidência em 2014. Geógrafo e professor, Milton Santos foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil e um dos mais respeitados intelectuais do país. Castro Alves, poeta romancista do século 18 e Joaquim Maria Machado de Assis escritor, o maior nome da literatura nacional. Assim sendo o subscritor reconhece as desumanas atrocidades aos quais à raça negra foi submetida no curso da história. As discriminações nascem do seio da alma e são cravadas no coração amargo da mediocridade de pessoas que ainda se posicionam como díspares. 
Por que as cotas para os negros? E as outras raças como ficam? Acho que deve prevalecer a meritocracia, a ousadia da busca, a persistência em busca dos ideais...sem apadrinhamento!

UMA DAS PRAIAS MAIS LINDAS DO MUNDO ! ESTA FICA NA ITÁLIA.

 

..



De praias desertas paradisíacas a trechos badalados de areia, o mundo está coberto por quilômetros de faixas litorâneas espetaculares. Com tanta beleza espalhada por aí, já imaginou quais foram as praias que mais bombaram em 2013?
 Segundo uma votação feita por milhares de viajantes do site TripAdvisor,
 a praia italiana Isola dei Conigli foi eleita a melhor do ano,
seguida de paraísos em Turks e Caicos, no Caribe e na Austrália.
A lista fica completa com lugares da Espanha, Porto Rico, Aruba, Bermudas e País de Gales, além de duas praias brasileiríssimas.