sexta-feira, 11 de abril de 2025

"HIPOPÓTAMOS TE LEVAM A LUA!"

 

QUE LIVRO LEGAL: 

Biblioteca sobre Patas

Ilustração de Henrique Cayatte


À semelhança de um certo grão-vizir que vivia na Pérsia, também os Hipopótamos transportam sempre consigo os livros de que não conseguem separar-se. Não foi tarefa fácil carregá-los todos até à Lua, mas tivemos a 
preciosa ajuda de quatrocentos camelos.

Quer fazer uma experiência, abra as páginas deste livro e viaje até a lua...para o livro tudo é possível. Basta querer!





  • Há muitos anos viveu na Pérsia um grão-vizir - nome dado naquela época aos chefes dos governos-, que gostava imenso de ler. Sempre que tinha de viajar ele levava consigo quatrocentos camelos, carregados de livros, e treinados para caminhar em ordem alfabética. O primeiro camelo chamava-se Aba, o segundo Baal, e assim por diante, até ao último, que atendia pelo nome de Zuzá. Era uma verdadeira biblioteca sobre patas.


Assim começa Sábios como Camelos, uma das dez histórias que integram o inesquecível livro que José Eduardo Agalusa  escreveu em 2000, Estranhões & Bizarrocos [Estórias para adormecer anjos]. As ilustrações são de Henrique Cayatte e mereceram o Prémio a da semana.




Nenhum comentário:

COMO SE TUDO FOSSE UM MILAGRE!

 


SORRIA COM BOAS PIADAS

 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

OS LIVROS E EU...

 






Os livros e eu....


"Às vezes os livros fazem-me viajar, degustar sabores e visitar o passado!"

Cris

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os livros e eu....

Era tão bom, mas mesmo tão bom, se conseguisse ler um livro por dia! Será que, assim, conseguia pôr as leituras em dia?

quarta-feira, 9 de abril de 2025

LUCIDEZ DO AMOR...COMO É BOM SER AMADO!

 




Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 320
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04297-2


 Coleção: MARCA D'ÁGUA Bem escrito, este romance. Mantém-nos no suspense, como se estivéssemos num tempo que parou, um tempo de espera, sentimos que algo vai acontecer a Michael e a Paula, protagonistas desta história...O presente é intercalado com o passado. Viramos as páginas com a sensação de que é na seguinte que se vai dar "o desastre"! Transparece neste romance toda a pesquisa que a autora realizou sobre temas que vão desde as técnicas da pintura e ilustração, passando pela guerra colonial na Guiné Bissau e pela recente guerra no Afeganistão, como também por hábitos culturais, que ainda subsistem, que inferiorizam a mulher face ao homem, como por exemplo: o impedimento de serem tratadas por médicos-homens e a excisão de meninas. Temas atuais que nunca é demais lembrar. Gostei muito!Sinopse Esta é a história de Michael e Paula, cujas vidas se vão desenrolando em paralelo, numa pequena aldeia de França e numa base internacional no meio do deserto tajique, separados por quatro meridianos e cinco mil de distância. Uns meses depois do 11 de Setembro, Michael Adam, piloto da Força Aérea francesa, é enviado para o Afeganistão no âmbito da luta contra o terrorismo. Passados quatro anos, parte novamente em missão, mas desta vez com plena consciência da natureza letal do seu trabalho. É com o inquietante pressentimento de que poderá não regressar a casa que se despede da mulher, Paula, e do filho recém-nascido. Atirada para um mundo sem homens, Paula é obrigada a tornar-se mãe solteira e a criar laços de amizade até ao dia em que as linhas ficam mudas…Baseado em quatro personagens profundamente humanas e complexas - o piloto estranhamente supersticioso com licença para matar, a sua mulher artista e impressionável, a sogra africana, sábia e marcada para toda a vida, e o sogro amargo que carrega um pesado segredo dos seus tempos de guerra na Guiné-Bissau -, A Lucidez do Amor é um romance inquietante e cheio de suspense, que questiona o significado do amor, explorando as diferenças que nos separam uns dos outros, mas que podem também unir-nos irrevogavelmente.

 "Como é que se pode viver depois de perder um filho? E, no entanto, vive-se. Sobrevive-se."

 "Para que uma relação entre duas pessoas aparentemente opostas resulte (...) é preciso que

 cada uma delas descubra os pormenores que tornarão o seu mundo cativante aos olhos da outra.""De repente, tem noção de que nada controla na vida, que, por mais que se esforce, por mais que planeie o futuro, haverá sempre alguma coisa no presente que escapa ao seu comando.""(...) quer tê-los à distancia de um passo, um olhar, um carinho, e nunca os deixar sair de casa de manhã com uma briga em suspenso, uma discussão a meio, um silêncio mal esclarecido.""Dizem que o amor é cego, mas é a paixão que não vê defeitos e incoerências. O amor é lúcido, vê as falhas e as contradições e, apesar disso, subsiste."

 

Mais ideias do seu feed inicial

Página inicial

Mais Pins carregados para o feed inicial
Contém uma imagem de:

terça-feira, 8 de abril de 2025

DÉCADA DE 60 JÂNIO QUADROS - RENUNCIOU!

 

DÉCADA DE 60 = : "CURSO PRÁTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ..." (Janio Quadros)





0 TEMPO PASSOU LIGEIRO!

 Essências & Versos

O tempo passou ligeiro...
Onde foi que a gente se perdeu?
Desfez a roda.
Soltou as mãos.
Silenciou a cantiga.
Trancou as portas.
Encerrou a brincadeira.
Onde foi que a gente se perdeu?
Parou de contar estrelas.
Afundou as embarcações de papel.
Secou as poças d'água.
Anuviou o olhar.
Petrificou os caminhos.
Onde foi que a gente se perdeu?
Houve um tempo em que a minha rua era parque de diversões, o sol acordava cedo e as gotas sobre a plantação eram pura emoção do céu.
Havia um rio correndo logo ali, esverdeando as margens, levando folhas secas e embarcações de papel.
O vento entre os coqueirais era canção, o estalar dos galhos, o choro da criança, o fruto despencando do pé, passarinho no telhado, risada de mãe... Tudo era canção.
E quando olho o passado distante, mas tão presente, me sinto menina outra vez.
Minha alma é antiga.
Onde foi que a gente se perdeu?
-Eunice Ramos ✨
Essências & Versos
Pode ser arte de 3 pessoas e rua
Todas as reações:
1,6 mil
113
262
Curtir
Comentar
Compartilhar
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook