terça-feira, 16 de agosto de 2016

O QUE COMER?... OVOS FAZEM MAL?...NÃO, FAZEM BEM!



Você pode comer moderadamente ovos...fazem bem à saúde!


Nem sempre o ovo deteve o título de mocinho. "A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue", lembra Lia Buschinelli, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Instituto Paulista de Cancerologia, em São Paulo. Mas, graças aos estudos científicos realizados nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido.
Sabe-se, hoje, que a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco as taxas dessa gordura no sangue. O mesmo não se pode dizer das gorduras saturadas. Encontradas nas carnes, no leite e derivados integrais, elas são as verdadeiras inimigas da saúde do coração. "A concentração de gorduras totais no ovo é cerca de 5 gramas, sendo apenas 1,5 grama do tipo saturada", afirma a nutricionista Aritiane Ricardo Silva, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo. Ou seja, é um alimento que pode (e merece) ser consumido com frequência.
Nos dias atuais, a mesma comida que por séculos manteve os seres humanos vivos ganhou má reputação. Os alimentos principais era carne vermelha e peixes gordurosos desde que aprendeu a a caminhar em posição ereta. Não se pode evitar as gorduras po completo, já que precisamos ingerir as saudáveis.
E aquele que era o vilão, não se podia comer ovos, a indicação é que ovos são permitidos com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário