sexta-feira, 7 de abril de 2017

A VIOLÊNCIA SE ESPALHA: "SIM À PAZ E NÃO À VIOLÊNCIA!"

  

Cadê a paz? Por que o aumento da violência no campo e na cidade? Em nossa Londrina vivemos momentos violentos e os roubos pipocam por várias regiões. O que há?


Não é só em Londrina, também em qualquer pequeno lugarejo, cidades pequenas o povo perdeu a paz.


Lembremos alguns fatos tristes: Era 13 de junho de 2013, o dia em que a polícia militar de São Paulo feriu dezenas de pessoas, entre elas 15 jornalistas, na manifestação contra o aumento do preço da passagem de ônibus na cidade. Na Av. Ipiranga o ato seguia pacífico, com canções e palavras de ordem. De repente, vieram os primeiros estouros. Por todos os lados, bombas de gás lacrimogêneo surgiam, atiradas pela PM. Oito policiais da tropa de choque, protegidos por escudos e capacetes, agrediam um jovem com cassetetes. Em meio à fumaça e ao barulho, as pessoas corriam desorientadas. Até que um grupo puxou o grito, clamando para que ninguém revidasse ao ataque: "sem violência!". A cada bomba, o grito ficava mais forte. "Sem violência!" O mesmo grito se repetiu em dezenas de protestos no País.


Resistência ativa

A não-violência é uma técnica para atingir um objetivo político sem o uso de violência física. Por meio de métodos criativos, como boicotes, passeatas e demonstrações, os manifestantes tentam atingir o que querem. É, portanto, uma técnica de confronto. Para Kurlansky, essa é a diferença entre não-violência e pacifismo. "O pacifismo é inofensivo e mais fácil de aceitar que a não-violência, que é perigosa", escreveu em Não-Violência: a História de Uma Ideia Perigosa (Ed. Objetiva). Ele diz que a não-violência foi marginalizada por ser uma ideia revolucionária, capaz de mudar a sociedade.

Para Martin Luther King Jr, os dois conceitos se confundiam. "Meus estudos sobre Gandhi me convenceram que o verdadeiro pacifismo não é a não- resistência ao mal, mas a resistência não-violenta ao mal", escreveu o pastor em sua autobiografia. Mesmo Gandhi, o mais conhecido defensor da não- violência no século 20, dizia que era melhor resistir violentamente do que não resistir. No hinduísmo, submissão passiva à brutalidade é considerada um pecado.


Jesus era um judeu rebelde, que queria reformar o judaísmo e reforçar o conceito que considerava mais importante nele: o amor. Para ele, a saída para os conflitos era amar o inimigo. Em sua filosofia, não havia lugar para violência. "Jesus não apenas rejeitava a guerra e o assassinato, mas qualquer tipo de poder. As autoridades viam aquilo como provocação. Afinal, como pode existir autoridade sem poder?", escreve Kurlansky. Os primeiros cristãos viviam à margem da sociedade.
Vamos batalhar que haja paz e não violência que nada resolve e tudo pode virar uma bagunça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário