sexta-feira, 19 de maio de 2017

CRÔNICA DO OSVALDO : "SER BOM É SER JUSTO!"




                      A chuva caía e o barulho se repetia com os pingos sobre o telhado. Ela desabava mansinha, chuva fina que dava um bem estar, tudo ficava silencioso. Embora a internet divulgava   que as águas inundaram o igapó e algumas ruas da cidade. Comecei a pensar e logo a escrever. Sinto que as pessoas vem gostando das crônicas que escrevo. E tenham paciência sai mais esta de alguém numa tarde chuvosa e sem poder sair por aí em caminhada: 
           Você é bom e consegue ser justo? Será que existe alguma diferença entre ser bom ou ser justo? Não sendo sabedor das coisas, tendo noções de conhecimento jamais me imagino dono da verdade... procuro agir dentro dos princípios legais vivendo minha cidadania. 
                 Mas o homem justo, de acordo com seu pensar , passa por este mundo não gostando de ver as injustiças e se entristece ao ver atitudes injustas realizadas em momentos inadequados. Entristece-se em ver a impunidade tomar conta e a justiça sendo conveniência dos mais fortes. 

                 O homem bom dá esmolas porque sabe que possui muito mais que um pedinte e sente na obrigação de ajudar. Mas o homem justo prefere dar conselhos, mostrar que pedir uma vez ou duas não é tem nada de mais, mas passar a vida toda dependendo de esmolas é pura falta de atitude. o que tivemos no Brasil, até agora?

                   Meu Deus cadê a justiça? Todo dia vemos coisas injustas ocorrerem, parece que o consumismo, a ganância tomaram conta de tudo e fortunas são desviadas para uns privilegiados que se apossaram do país. Será que não temos mais a honestidade nos seres que nos governam e empresários que compactuam com esta doença capitalista? O homem bom sempre protegerá com todas as forças seus filhos para que eles não sofram neste mundo. Jamais dirá o que pensou em assembleia.Mas o homem justo sabe que todos precisam enfrentar as dificuldades, pois são elas que nos deixam mais fortes. Tem que haver uma união para ajudar o Brasil ... mas como? De que jeito? Se continuar assim o que será de todos nós?

              Temos que nos conscientizar e ser bons e justos , tendo sorrisos acolhedores e nos sensibilizando com todos os semelhantes. Vamos ser justos e bons ao mesmo tempo, mas nos momentos difíceis sejamos firmes como precisa ser, agindo em busca do bem.

              Um homem bom terá sempre atitudes boas, de amor e carinho. Mas um homem justo a todo o momento dará exemplo de justiça.

               Um homem bom será uma pessoa querida por todos. O homem justo por sua vez, será amado pelos justos.

              Um homem bom sempre vai dar ao seu irmão tudo aquilo que ele pedir. Mas o homem justo fará de tudo para que ele entenda que é preciso conquistar ao invés de ganhar.

O homem bom não fará críticas com medo de magoar seu irmão. Mas o Justo sabe que é justa a crítica na hora certa.


VERDADE É QUE UM HOMEM JUSTO SEMPRE SERÁ UM HOMEM BOM, MAS UM HOMEM BOM NEM SEMPRE SERÁ JUSTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário