sexta-feira, 5 de maio de 2017

CURIOSIDADES: CONHEÇA A CIDADE DO FIM DO MUNDO!

USHUAIA – A CIDADE DO FIM DO MUNDO


Saímos da Península Valdés e pegamos um voo com 2 horas de duração, de Trelew para Ushuaia, a capital da Terra do Fogo e cidade mais Austral do Planeta, localizada a 55º de latitude sul e a 3.000 quilômetros de Buenos Aires. Por ser a cidade mais a sul do planeta, Ushuaia é apelidada como “A Cidade do Fim do Mundo”, fica em frente ao Canal de Beagle, assim batizado em homenagem ao navio de Charles Darwin, que passou por aí.
Ushuaia - A cidade mais austral do planeta.
Ushuaia – A cidade mais austral do planeta.
Ushuaia fica um pouco isolada no extremo sul da América do Sul. Não existe acesso por trem e apenas uma rodovia chega à cidade, que possui pouco mais de 100 anos de existência e já é um dos principais polos de atração turística da Argentina. Está localizada na Ilha da Terra do Fogo. Possui um paisagem espetacular, com bosques, montanhas, rios, lagos e canais.
A paisagem encantadora nos arredores de Ushuaia.
A paisagem encantadora nos arredores de Ushuaia.
A ilha foi batizada como Terra do Fogo por Fernão de Magalhães, o primeiro europeu a passar por aí, pelo estreito que leva o seu nome e que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. Tem esse nome em função das fogueiras que eram acesas no litoral, pelos indígenas que habitavam a região. A Ilha da Terra do Fogo é dividida entre a Argentina e o Chile e isso já foi motivo de conflitos históricos entre os dois países.
A cidade e a Baía de Ushuaia.
A cidade e a Baía de Ushuaia.
A ocupação europeia só começou a acontecer na Terra do Fogo em meados do século XIX, as condições climáticas adversas e o isolamento territorial dificultaram essa ocupação. Os indígenas foram sendo gradativamente dizimados por epidemias e doenças contra as quais não tinham defesa imunológica.A cidade e Ushuaia cresceu na primeira metade do século XX, em torno de um grande presídio, que foi instalado aí a partir de 1902 e para o qual eram transferidos presos de toda a Argentina. A chegada de novos colonos e funcionários administrativos para o presídio ajudaram a desenvolver a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário