USHUAIA – A CIDADE DO FIM DO MUNDO
Saímos da Península Valdés e pegamos um voo com 2 horas de duração, de Trelew para Ushuaia, a capital da Terra do Fogo e cidade mais Austral do Planeta, localizada a 55º de latitude sul e a 3.000 quilômetros de Buenos Aires. Por ser a cidade mais a sul do planeta, Ushuaia é apelidada como “A Cidade do Fim do Mundo”, fica em frente ao Canal de Beagle, assim batizado em homenagem ao navio de Charles Darwin, que passou por aí.
Ushuaia fica um pouco isolada no extremo sul da América do Sul. Não existe acesso por trem e apenas uma rodovia chega à cidade, que possui pouco mais de 100 anos de existência e já é um dos principais polos de atração turística da Argentina. Está localizada na Ilha da Terra do Fogo. Possui um paisagem espetacular, com bosques, montanhas, rios, lagos e canais.
A ilha foi batizada como Terra do Fogo por Fernão de Magalhães, o primeiro europeu a passar por aí, pelo estreito que leva o seu nome e que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. Tem esse nome em função das fogueiras que eram acesas no litoral, pelos indígenas que habitavam a região. A Ilha da Terra do Fogo é dividida entre a Argentina e o Chile e isso já foi motivo de conflitos históricos entre os dois países.
A ocupação europeia só começou a acontecer na Terra do Fogo em meados do século XIX, as condições climáticas adversas e o isolamento territorial dificultaram essa ocupação. Os indígenas foram sendo gradativamente dizimados por epidemias e doenças contra as quais não tinham defesa imunológica.A cidade e Ushuaia cresceu na primeira metade do século XX, em torno de um grande presídio, que foi instalado aí a partir de 1902 e para o qual eram transferidos presos de toda a Argentina. A chegada de novos colonos e funcionários administrativos para o presídio ajudaram a desenvolver a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário