domingo, 5 de maio de 2013

POR QUE OS VEREADORES DE LONDRINA NADA FIZERAM EM BENEFÍCIO DO POVO?




Em nossa Câmara Municipal. Há vereadores de vários mandatos, outros novos na casa.
Eles são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.
De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.
  São responsáveis por tanta coisa e o povo não vê quase nada. Poucos projetos sociais. A maioria das coisas que fazem se resume em dar títulos honorários ou denominação de ruas. A história da Câmara Municipal de Londrina registra fatos tristes de maus edis que legislaram em causa própria. Tomara que saibamos escolher os próximos vereadores que se importem com a cidade e tenhamos uma história de realizações com bons projetos que beneficiem o povo de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário