18
Percebi que estou tendo pouco trabalho com o blog, então resolvi trabalhar. Vamos lá, hoje é dia de top algum número e queria falar sobre filmes.
Existem muitos filmes bons e, por isso, resolvi que vou fazer um top 30 e juro pra vocês que tive que selecionar filminho por filminho e estudar direitinho qual merecia entrar no top e qual não merecia! Deixando claro que essa é a minha opinião e que a maioria dos filmes que vou mostrar pra vocês são meus preferidos e me passaram uma mensagem importante para a vida. Espero que vocês queiram assistir e amem tanto quanto eu amo e não se assustem com a foto de várias fitas VHS ali em cima, nem todos os filmes são velhos. Here we go… Vou colocá-los na minha ordem, então o negócio aqui é pessoal, seria legal se comentassem com a ordem de vocês e acrescentassem mais alguns!
1º TRAINSPOTTING: Acho que se algum dia, alguém pensou em experimentar alguma droga pior que a maconha, antes de fazer isso devia ver esse filme. E é agora que vocês dizem, “Ai, vou parar de ler esse post, maconha nem dá nada.” Ok, podem dizer isso. Opiniões à parte, continuando sobre o filme… ele conta a vida de um grupo de jovens, cada um com sua história, viciados em Heroína. Se passa em Edimburgo, na Escócia. Ao longo do filme, o grupo de quatro amigos se dirige para o submundo atrás do sustento de seu vício e também para o fim da amizade. Mark Renton, o personagem principal do filme que é vivido por Ewan McGregor, é o único que tenta mudar de vida. Mas confesso pra vocês que o meu preferido é o Sick Boy, vivido pelo ator Jonny Lee Miller. Então, vocês precisam assistir à Trainspotting antes de morrer pra aprender o que leva uma pessoa a entrar para o mundo das drogas e o que leva ela a sair. Sem nenhum romance meloso demais, esse filme consegue fazer qualquer pessoa chorar e deixar pra lá qualquer ideia maluca de experimentar qualquer coisa. Fica a dica.
2º THE DREAMERS: Para os fãs dessa história de GLBT esse filme é a maior obra-prima do cinema. Pelo menos, para todos os meus amigos desse meio. Eu nem faço parte, mas amo esse filme de uma maneira louca. O filme conta a história do jovem estadunidense Matthew que em Maio de 1968 vai a Paris para participar de um intercâmbio e obter mais habilidades com o seu Francês. Completa e loucamente apaixonado por cinema, frequentando sessões de filmes clássicos quase todas as tardes, acaba fazendo amizade com a jovem Isabel e seu irmão gêmeo – não idêntico – Theo, os dois franceses e meio maluquinhos. Dividindo uma paixão pelo cinema, principalmente pelo clássico, os três desenvolvem uma amizade promissora. Matthew acaba conhecendo mais sobre os irmãos e descobrindo uma intimidade totalmente fora do comum que eles compartilham, em meio a vários jogos psicológicos sob a temática do cinema clássico. Ele fica inicialmente confuso e super impactado com tudo aquilo, desesperado para entrar naquele mundo, Matthew acaba vivenciando uma paixão mútua com os outros dois, isolando-se do mundo eles acabam distanciando-se totalmente do contexto conturbado que vivia a França em 1968. Por que assistir? Bem, eu coloco ele em 2º lugar porque mostrou que nós nunca sabemos onde estamos nos enfiando quando conhecemos alguém e nem o que isso irá nos proporcionar de bom ou de ruim. O filme mostra bem o quanto ficamos cegos por uma amizade que parece ser promissora e depois de um tempo mudamos completamente de pensamento e voltamos para a nossa realidade. Depois de refletir, dá pra perceber que somos exatamente assim.
3º FORREST GUMP: o filme se passa numa parada de ônibus localizada em Savannah, na Georgia e Forrest começa a contar a história da sua vida a uma mulher sentada próxima a ele. Mas os ouvintes acabam variando. Ele mostra que muito do que sabe na sua vida fora ensinado por sua mãe e vai contando muitas histórias ao longo disso. O filme se passa em 1981 e se eu der mais algum detalhe, vai perder toda a graça. É um daqueles filmes que se deve ver apenas porque se DEVE. Ele meio que mostra o que as escolhas erradas acabam fazendo na vida das pessoas.
4º REQUIEM FOR A DREAM: sim, é o filme do Jared Leto antes de ele fazer sucesso com o 30STM. Outro filme que mostra como é a vida de uma pessoa que acaba se viciando em alguma substância. Desenvolve-se em três estações do ano das vidas de mãe e filho, Sarah Goldfarb, vivida por Ellen Burstyn, e Harry Goldfarb, vivido por (Jared Leto), a namorada de Harry, Marion Silver (Jennifer Connelly) e o amigo de Harry, Tyrone C. Love (Marlon Wayans). Cada um dos personagens terminará destruído pelo vício e pelo delírio. Começando no Verão, passando pelo Outono e terminando no Inverno, o filme pode te levar até a ficar deprimido, é sério. Sarah Goldfarb, uma jovem viúva que vive sozinha em seu apartamento em Brighton Beach, passa o tempo assistindoinfomerciais na TV. Após um telefonema que lhe diz que ela será convidada para ser uma participante de um programa de TV, torna-se obcecada em recuperar a aparência que tinha numa fotografia sua da época da graduação de Harry, seu momento de maior orgulho. Para caber no antigo vestido vermelho, o favorito de seu falecido marido, ela começa a fazer um regime com pílulas de anfetamina durante o dia e sedativos à noite. Seu filho Harry é um irresponsável viciado em heroína. Junto com seu amigo Tyrone e sua namorada Marion, todos viciados, ele se envolve com o narcotráfico em uma tentativa para realizar seus sonhos. Com o dinheiro que ganharam no Verão, Harry e Marion sonham em abrir uma loja de roupas para os desenhos de Marion, enquanto o sonho de Tyrone é escapar das ruas e deixar sua mãe orgulhosa. Entretanto, no início do outono, Tyrone se vê no meio do assassinato entre gangues de traficantes e acaba preso mesmo sendo inocente. Harry usa a maior parte do dinheiro deles para pagar a fiança e tirá-lo da cadeia. A partir daí, por causa das prisões e dos tiroteios entre os traficantes, torna-se difícil conseguir drogas, levando Harry, Marion e Tyrone a um estado de privação. Cada vez mais desesperados, Harry convence Marion a fazer sexo com seu psiquiatra em troca de dinheiro, o que acaba por causar um desconforto entre eles. O grupo continua a se deteriorar à medida que Marion começa a se prostituir e o braço de Harry fica severamente infeccionado e começa a desenvolver gangrena em decorrência de sucessivas injeções feitas de forma imprópria. E por aí vai, mas vocês realmente precisam assistir esse filme, é tipo assim, DEMAIS. Vendo filmes assim é que começamos a dar valor à vida.
5º CURTINDO A VIDA ADOIDADO: para descontrair um pouquinho o nosso top 30 que está cheio de dramas e dificuldades, o filme conta a história do dia 5 de Junho de 1985, quando Ferris Bueller, um jovem do último ano do colegial, resolve matar aula naquele dia de Sol. Finge que está doente e acaba conseguindo enganar os pais, que o deixam ficar em casa descansando. Convoca o melhor amigo, Cameron, para buscá-lo em casa e os dois pegam escondido, é claro, a Ferrari do pai de Cameron e ajudam Sloane, namorada de Ferris, a fugir do colégio também e os três passam o dia todo se divertindo em Chicago. É um filme que merece ser assistido pelo menos uma vez na vida porque nos faz perceber que podemos burlar as regras pelo menos um pouquinho para termos boas histórias para contar.
6º ACROSS THE UNIVERSE: apesar de não ter ficado em primeiro, é o meu filme preferido. Conta a história de Jude, Lucy, Max, Sadie, Jojo e Prudence. Todos vivendo em lugares diferentes no início do filme e acabam se encontrando em situações inusitadas que acontecem no dia-a-dia de qualquer pessoa. Tendo como pano de fundo a NY dos anos 60 com a Guerra do Vietnã e várias músicas dos Beatles na voz dos atores, é um romance que vale a pena ser assistido. Mostra como, às vezes, pessoas entram na nossa vida para mudar tudo e como, realmente, precisamos de mudanças com acontecimentos que não esperamos e que ocorrem de uma hora para outra.
7º AN EDUCATION ou EDUCAÇÃO: filme britânico de 2009 que conta a história de Jenny Müller (Carey Mulligan), uma guria de 16 anos que vive com os pais no subúrbio de Londres, em 1961. Ela é inteligente e linda, mas sofre com o tédio dos dias normais de adolescente esperando incansavelmente pela vida adulta. Com o sonho de ir para a Universidade de Oxford sendo alimentado por seus pais, ela continua vivendo sua vida tediosa até conhecer David Goldman (Peter Sarsgaard), um cara charmoso e cosmopolita de 30 anos, e isso faz com que Jenny alcance um mundo diferente do dela, bem ali em frente aos seus olhos. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a diante de um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida. Acho que já deu pra perceber porque seria interessante assistir à tal filme.
8º CLICK: acho que todo mundo já viu esse filme. Adam Sandler vive Michael Newman, um importante profissional de uma empresa de sucesso (desculpa por ter esquecido qual o trabalho dele) que mora no subúrbio da cidade com sua esposa e os dois filhos do casal. Um dia, Michael vai até uma loja comprar um controle universal igual ao de seus vizinhos e um cara misterioso aparece oferecendo um produto novo que nem foi lançado no mercado ainda, de graça, e Michael aceita. Quando chega em casa, percebe que o controle tem o poder de controlar todos os setores da sua vida e tem a habilidade de avançar e voltar no tempo, e até mesmo, de pausar tal momento. No início, Michael gosta, mas depois percebe que só está atrapalhando sua vida. Por que assistir? Porque mostra que qualquer atitude errada pode levar nossas vidas para direções diferentes das esperadas e que não tem como voltar, seria bom que tivesse um controle assim também de verdade, mas não tem.
A partir daqui são filmes que vocês devem assistir e tirar suas próprias conclusões, não vou dar dicas sobre o porque de precisarem assistir. Vamos lá…
10º CLUBE DA LUTA:
11º EFEITO BORBOLETA I:
12º BONEQUINHA DE LUXO:
13º BREAKFAST CLUB:
14º PRETTY IN PINK:
15º LARANJA MECÂNICA:
16º UM DIA:
17º AMOR E OUTRAS DROGAS:
18º ORGULHO E PRECONCEITO:
19º DE REPENTE 30:
20º EDWARD, MÃOS DE TESOURA:
21º DE VOLTA PARA O FUTURO:
22º 500 DIAS COM ELA:
23º MEIA NOITE EM PARIS:
24º VICKY CRISTINA BARCELONA:
25º CAPOTE:
26º PS, EU TE AMO:
27º AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL:
28º TITANIC:
29º REI LEÃO:
30º PULP FICITON:
Post por Ingrid Mônaco