Concurso de qualidade avalia melhores lotes de café
Serão avaliados 81 lotes de café
O 12º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira, já está na etapa seletiva. Uma Comissão Julgadora está reunida na sala de provas da Associação Comercial de Santos, hoje (23/10) e amanhã, avaliando os 81 lotes de café inscritos, todos finalistas dos concursos regionais realizados por 12 entidades estaduais, entre cooperativas, associações e sindicatos rurais.
A Comissão Julgadora está avaliando, sensorialmente, características como: corpo, sabor, doçura, amargor e sabor residual. Amostras com nota inferior a 7,5 pontos, em uma escala de 0 a 10, serão desclassificadas.
Concorrem três categorias: Cafés Naturais, Cafés Cereja Descascado e Microlote. O ranking dos melhores cafés, por categoria, será divulgado na próxima segunda-feira (28/10). No dia seguinte (29/10), esses lotes serão leiloados via internet, em pregão que se estenderá até 6 de novembro. No dia 12 de novembro, a partir das 16h, no Museu do Café, em Santos (SP), será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs (que são as que deram maior lance no leilão).
A Comissão Julgadora é integrada pelos especialistas Aloisio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F), Clóvis Venâncio de Jesus (BSCA), Maria Gabriela Pariz (CPC-Sindicafé-SP), Aline de Oliveira Garcia (Ital), Davi Teixeira (ACS), Cristina Sariva Deolinda (Stockler/CeCafé), Cleia Junqueira (Abic), e Gerson Silva Giomo (IAC). A coordenação dos trabalhos é de Eduardo Carvalhaes Júnior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário