quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EM 10 MESES, 12 VIATURAS POLICIAIS SE ENVOLVERAM EM ACIDENTES. ISTO NÃO É NORMAL!


Depois de 12 viaturas se envolverem em acidentes desde janeiro, três delas nos últimos 15 dias, a Polícia Militar (PM) programou atividades de instrução para capacitar os oficiais responsáveis pela direção desses veículos em Londrina. O curso de direção defensiva, ofensiva e evasiva será ministrado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na quarta-feira (23), como parte da formação dos policiais.

Cursos como este são comuns dentro da PM, garantiu o porta-voz da corporação em Londrina, o capitão Nelson Villa. No entanto, ele mesmo admitiu que o grande número de acidentes com viaturas é atípico. “É uma situação fora da usual.”

Entre as últimas três viaturas envolvidas em acidentes, duas eram novas. Os veículos fazem parte dos mais de 30 que foram entregues pelo comando estadual da PM em Londrina.

Questionado se os policiais passam por dificuldades para se adaptar às novas viaturas, o capitão disse que todos são habilitados e capacitados para a condução. “Algumas viaturas, como as camionetes, exigem uma técnica diferente de direção, mas todos os policiais passam constantemente por capacitação, estão todos aptos a dirigirem qualquer veículo.”

Sem seguro

O porta voz da PM explicou que não há seguro para as viaturas. Nos casos em que o policial assume a responsabilidade pelo acidente, ele arca com os custos do reparo. “Quando há responsabilização de terceiros, a situação mais normal é que estes assumam o conserto.”

Apenas nos casos em que há necessidade de julgamento de mérito, a Justiça determina a responsabilidade pelos gastos. “[Em um dos casos] O policial estava em perseguição e, para não bater de frente com o carro do suspeito, acabou batendo em um anteparo. Não podemos cobrar dele esse conserto e a Justiça é quem vai determinar quem paga”, disse Villa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário