terça-feira, 15 de outubro de 2013

POR QUE AO INVÉS DE RECONSTRUIR O CINE OURO VERDE NÃO SE REFORMA O CINE COM-TOUR ?









Cine Com-Tour/UEL apresentou documentário sobre o teatro Ouro Verde de Londrina Redação e exibiu até o dia 24 de janeiro, antes do início das sessões de filmes do cine Com-Tour/UEL, em Londrina, o documentário "Das cinzas ao renascimento: Ouro Verde". O objetivo é divulgar a história e trajetória do Teatro Ouro Verde, que apesar de fazer parte da memória cultural da região norte do Estado, foi consumido por um incêndio no dia 12 de fevereiro de 2012.

O vídeo foi produzido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina (IPAC-LDA), Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted), com apoio do Museu Histórico de Londrina.

O documentário foi produzido pelo professor Jairo Queiroz Pacheco, do Departamento do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), responsável pelo roteiro, edição e direção do vídeo. Já a equipe do IPAC/LDA) fez a seleção de imagens, depoimentos e fundamentação histórica. E a produção técnica do vídeo foi realizada pelo Labted.

O Teatro Ouro Verde foi inaugurado em dezembro de 1952, e foi considerado um marco de modernidade para Londrina, pois a cidade vivia uma fase de prosperidade graças ao cultivo do café e o desenvolvimento do comércio. O prédio foi projetado pelos arquitetos João Batista Villanova Artigas e Carlos Castaldi, alcançando ao longo dos anos o status de espaço de todas as artes.

REFLEXÃO DO BLOG:
 A história do Cine Ouro Verde é inesquecível e seu prédio foi destruído por incêndio, infelizmente. A maioria dos habitantes de Londrina pensa que é muito dinheiro para a reconstrução daquele espaço histórico da cidade. Ao invés de gastar 20 milhões de Reais na reconstrução porque não gastar bem menos na reforma do Cine Com-Tour que pertence a UEL  e pelas imagens  se mostra propício ao belo teatro que atenda a todas as necessidades artísticas e culturais da cidade. Que tal a sugestão?  Compartilhe, dê sua opinião no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário