Mais de 200 mil pessoas devem visitar os 13 cemitérios municipais de Londrina, oito localizados na zona rural e outros cinco na área urbana, neste sábado (2), Dia de Finados. São 32 mil jazigos, com mais de 130 mil pessoas sepultadas. Os espaços ficarão abertos das 7h às 18h para a recepção do público que presta sua homenagem aos falecidos neste dia.
A superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Sônia Gimenez, informou que nesta sexta-feira (1º) ainda há grupos de servidores dando os retoques finais na limpeza.
"Estamos tirando os resíduos que foram deixados por algumas familiares que limparam túmulos e alguns prestadores de serviços. A gente observa ainda a falta de conscientização das pessoas, que deixam cabos de vassoura, balde, bucha, restos de azulejo, pedaços de revestimento, mármore, granito", comentou.
Cerca de 180 pessoas - 80 servidores e 80 voluntários - vão trabalhar nos cemitérios, auxiliando na recepção, tanto na indicação dos locais quanto no combate à dengue. Os visitantes serão orientados para a retirada das embalagens plásticas de flores, que posteriormente podem servir de depósito de água parada.
Sônia destacou a participação de voluntários, como donas de casa, professores, parentes de servidores e aposentados da ACESF. "É chamar a população para participar da prática da cidadania. Eu sempre tenho colocado que os equipamentos públicos carecem da atenção da comunidade e não apenas dos gestores. Os cemitérios, enquanto memoriais, incluem-se nesse conjunto", defendeu.
Como há previsão de chuvas para o Dia de Finados, a superintendente da Acesf informou que o movimento nos cemitérios já aumentou sensivelmente desde a quinta-feira (31).
Missas
Cemitério Jardim da Saudade – 9h com Dom Orlando Brandes e 16h com Pe. Ozanilton de Abreu
Cemitério São Pedro – 9h com Pe. Joel Ribeiro Medeiros
Cemitério João XIII – 9h com Pe. Gedeão Maia
Cemitério São Paulo – 9h com Pe. Philip Said
Cemitério Padre Amchieta – 8h30 com Pe. Giannino Calderaro
Cemitério Parque das Oliveiras – 9h com Monsenhor Bernard Gafá
Cemitério Parque das Allamandas – 10h30 com Pe. Luiz Laudino
Nenhum comentário:
Postar um comentário