quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MILHARES DISPUTAM VESTIBULAR NO DOMINGO. SENHORES CANDIDATOS NÃO PERCAM A HORA!


Candidatos participarão da primeira fase da UEL, que oferta 3.090 vagas; semana é de revisão para os estudantes
Londrina – Com 22,7 mil candidatos disputando um total de 3.090 vagas, a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será aplicada neste domingo. Ao todo serão 619 salas distribuídas em 28 locais de provas. O campus vai receber o maior número de candidatos, 5.805, que farão as provas em sete centros de estudos. Os portões serão abertos às 13h20 e fechados às 14 horas. 

Como o trecho urbano da PR-445 está em obras de duplicação, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) recomenda que os candidatos que vão prestar o vestibular nas proximidades – campus, Centro Empresarial da Unopar e a Faculdade Pitágoras - cheguem com duas horas de antecedência. "Com esta margem de segurança, a tensão fica reservada somente para a prova, evitando transtorno com o trânsito", aconselhou a coordenadora da Cops, Cristina Bulhões. 

Para ter acesso às salas de provas, os candidatos devem apresentar documento original com foto, cartão de inscrição, caneta esferográfica preta transparente, lápis e borracha. Água e alimentos também estão liberados. A prova de Conhecimentos Gerais é composta por 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. O tempo para a resolução é de quatro horas. 

Questões interligadas 

Cristina explica que a prova é temática e as questões são interligadas. "Em uma mesma questão, conhecimentos de matemática, física e biologia poderão ser exigidos", adiantou. Segundo ela, por serem nove disciplinas, a distribuição do número de questões não será exata. A prova foi elaborada em três meses por 18 professores dos centros e mais dois da Cops. "Até por ser primeira fase, o nível de dificuldade não está tão difícil, o segredo é ler com atenção." 

Pela primeira vez as provas também serão aplicadas para 48 candidatos, nas Penitenciárias Estaduais de Londrina (PEL 1 e 2). Cristina destacou a importância da inclusão dos detentos no processo. "O acesso ao ensino superior faz parte das ações que permitem a ressocialização do preso, pois oferece condições de transformação de vida pelo conhecimento", ressaltou. 

Do total de candidatos, 16.137 são do Paraná. Tradicionalmente, o vestibular é bem procurado por estudantes de estados vizinhos. São Paulo tem 5.492 inscritos e Mato Grosso do Sul, 344. Este ano, porém, disputarão vagas candidatos de estados distantes como Tocantins (12 inscritos); Roraima (3); Piauí (1) e Ceará (1). As cidades com mais inscritos são Londrina com 7.838 inscritos, Cambé (1.029) e Maringá (600). Curitiba e São Paulo empataram em número de inscritos no concurso, com 403 cada. A publicação do resultado da 1ª fase do Vestibular 2014 e convocação dos candidatos para a segunda fase serão divulgadas dia 21 de novembro, às 17 horas, no site www.cops.uel.br . 

Trânsito 

Para evitar transtornos no trânsito no dia do vestibular, a UEL montou um esquema de fluxo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e polícias Militar (PM) e Rodoviária Estadual (PRE). Para evitar os ônibus no centro da cidade, os candidatos de outras cidades farão a prova no campus. A entrada deverá ser feita pela Avenida Presidente Castelo Branco. A pista da esquerda será destinada para ônibus e táxis, enquanto a da direita para carros de passeio. Na saída, os motoristas devem seguir pela Rua Prefeito Faria Lima. "Quem puder se organizar antes e dar carona para outros candidatos vai colaborar bastante. Quanto menos carro melhor", avisou Cristina.

Celso Felizardo
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário