terça-feira, 19 de novembro de 2013

SINTA-SE CONVIDADO PARA A 28ª MOSTRA AFRO-BRASILEIRA DOS PALMARES.

Questionamentos contemporâneos

28ª Mostra Afro-Brasileira dos Palmares abre hoje reunindo trabalhos de 10 artistas em Londrina
Pintura em acrílica sobre papel de algodão de Dani Chineider conduz o espectador à fantasia de experimentar-se na obra
Fotos: Divulgação
Composição fotográfica da série "Asas", de Peterson Dias: artista propõe uma relação imaginária híbrida entre homem e pássaro
A Mostra Afro-Brasileira dos Palmares foi repaginada para a sua 28ª edição, que 

começa hoje e prossegue até o dia 30 deste mês na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, em Londrina. 

Integrada ao calendário cultural da cidade, a exposição de arte contará este ano com trabalhos de 10 artistas, sendo que oito deles participam pela primeira vez do evento. A abertura será hoje, às 20h, com apresentações musicais de Joaquim Braga & Banda Guidum, duo Vozes Barrocas (Angela Maria e Wagner Nogueira) e Bernardo Pellegrini. 

Com curadoria da artista Dani Chineider, a Mostra recebeu este ano um choque de contemporaneidade. "Decidimos propor conceitos novos ao abranger pintura, fotografia, composição digital, objeto-arte e performance. A ideia é que as obras não estejam ali apenas para serem contempladas, mas para promover diálogos provocando reflexões, ideias e questionamentos no espectador", explica ela. 

Dani conta que a mudança foi necessária para revitalizar a Mostra. "Percebemos que a fórmula estava sofrendo um desgaste, daí resolvemos selecionar artistas novos ou nomes atuantes na cena mas que nunca haviam sido convidados", diz. Dos elencados, ela e Agenor Evangelista, idealizador do evento, são os únicos que já tiveram trabalhos exibidos na exposição. 

Claudio da Costa apresenta duas pinturas em acrílica sobre tela, ambas em grandes dimensões e com cores e ritmos vibrantes. Cláudio Muller traz duas pinturas digitais. Elisabete Ghisleni mostra duas aquarelas de sua série "Diálogos Internos". Estela Triunfo realiza uma performance propondo um questionamento sobre o corpo e o feminino. 

Janaina DN apresenta trabalhos de sua série "Autorretrato" em que, a partir de um retrato preto e banco, explora a imagem provocando efeitos ao compor o mesmo retrato de forma seriada na composição digital. José Mendes traz peças dentro do conceito de objeto-arte reunindo batas com adereços do candomblé e frases presentes na vida e na luta da sambista, líder religiosa e ativista "Dona Vilma", a Yá Mukumby (morta em agosto deste ano), para quem, aliás, a 28ª Mostra Afro-Brasileira dos Palmares é dedicada. 

Inacio Wilson apresenta desenhos de sua série "Doodle". Peterson Dias mostra duas composições fotográficas de sua série "Asas" em que propõe uma relação imaginária híbrida entre homem e pássaro. A curadora, por sua vez, reúne duas pinturas em acrílica sobre papel de algodão conduzindo o espectador – como ela assinala - à fantasia de experimentar-se na obra ao mostrar figuras sem rosto: uma sugestão para ele se colocar na pintura criando uma reflexão de identidade visual. 

Completando o elenco de artistas, Agenor Evangelista mostra duas pinturas em acrílica aguada sobre papel de algodão que tematizam a boêmia, o cotidiano suburbano e as figuras masculinas e femininas afrodescendentes. 

Durante a abertura da exposição, será servido caldinho de feijão, prato tradicional do evento. 

Serviço: 

28ª Mostra Afro-brasileira dos Palmares 
Quando - Abertura hoje às 20h. Visitação até 30 de novembro 

Onde - Vila Cultural Cemitério de Automóveis (R. João Pessoa, 103-A), em Londrina 

Ingresso - Gratuito 

Informações - (43)3344-5998
Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário