quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO...SEU COLESTEROL PODE CRESCER !







Colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente no corpo humano e tem várias funções, como construção e reparo das células, produção de hormônios sexuais e auxílio na digestão. Vale lembrar que 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo – no fígado – enquanto que os outros 30% vêm da alimentação.
O colesterol só está presente em alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados, frutos do mar, etc.). Existem dois tipos principais de colesterol: o bom (HDL) e o mau (LDL).
Colesterol LDL (mau colesterol)
Colesterol HDL (bom colesterol)
Transporta o colesterol do fígado para as células. Se estiver elevado, acumula-se nas paredes das artérias, impedindo a passagem do sangue. Para um coração saudável, devemos manter o nível do LDL baixo (veja como em “dicas de prevenção”).
Transporta o colesterol até o fígado onde posteriormente é eliminado. Funciona como um sistema de limpeza nas artérias. O HDL ajuda a manter a saúde do coração e o melhor é manter seu nível alto por meio do consumo de gorduras poli-insaturadas, presentes em óleos vegetais como azeite, óleo de milho e seus derivados, como creme vegetal, e ao praticar atividades físicas regularmente.
Fique de olho no seu colesterol!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
  • Colesterol total: abaixo de 200 mg/dL
  • Bom Colesterol (HDL) acima de 45 mg/dL
  • Mau Colesterol (LDL) abaixo de 130 mg/dL
O excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado é depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem “entupir” essas artérias e dificultar a passagem do sangue, aumentando o risco de infarto e derrame. Observe a foto abaixo:

Dicas de prevenção
Para reduzir a ingestão de colesterol, diminua o consumo de vísceras (fígado, miolo, miúdos), leite integral e seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos (salsicha, linguiça, bacon, torresmo, banha de porco), frios (presunto, salame, mortadela), pele de aves, frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta).
O colesterol alto pode ser modificado e controlado com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário