Os olhares revelavam um misto de curiosidade, admiração e até um pouco de estranhamento. Afinal de contas, muitos dos alunos da Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viesse, na zona Sul de Londrina, só tinham visto e ouvido falar do taekwondo pela televisão.
Mas ontem de manhã, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse esporte olímpico, como se ele tivesse saído das telas para a quadra da escola. "Hoje, vendo bem de pertinho eu achei legal e me interessei. Fiquei até com vontade de participar das aulas", comenta Vitória Fernanda de Almeida Costa, aluna do 9º ano.
A demonstração de atletas profissionais foi o ponto alto do lançamento do projeto Taekwondo nas Unidades Paraná Seguro (UPSs), que é uma das ações do Programa UPS-Cidadania, sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju) e Vice Governadoria.
"Londrina foi escolhida para lançar o programa", ressaltou o secretário estadual de Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman. "Você une a vontade da prática esportiva com a possibilidade de apontar para o esporte olímpico. E mesmo que não der, que resulte então em grandes cidadãos", acrescentou.
Os próximos lançamentos deverão ocorrer nas cidades de Cascavel (Oeste) e Curitiba. De acordo com ele, os investimentos do governo com uniformes, acessórios e tatames são de aproximadamente R$ 120 mil por cada UPS. "Nosso objetivo é começar com 150 crianças, mas queremos com o tempo ter em torno de 300 a 400 crianças por turno. Além disso, pretendemos em seguida utilizar o mesmo tatame para trabalhar outras atividades, como o judô", afirmou.
As aulas começarão com o calendário escolar de 2014 e acontecerão na quadra de esportes da Escola Estadual Vani Ruiz Viesse, nos períodos da manhã e tarde. Os interessados não terão nenhum custo, mas as vagas já estão praticamente completas.
Segundo o presidente da Federação Paranaense de Taekwondo e técnico da Seleção Brasileira, Fernando Madureira, as crianças devem procurar a secretaria da escola e se cadastrar na lista de espera. Podem se inscrever meninos e meninas entre 4 e 17 anos, alunos ou moradores da comunidade.
"Foi uma tacada de mestre implantar o taekwondo nas UPSs, pois elas estão inseridas em regiões problemáticas, onde as crianças realmente precisam de amparo, de um resgate e ocupação do tempo com coisas saudáveis e nada melhor que o esporte", completou Madureira.
Serviço:
A Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viesse fica na Rua Giuseppe Vittori, 165. Mais informações pelo fone (43) 3341-2590
Nenhum comentário:
Postar um comentário