terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESTÁ ABERTO O JARDIM BOTÂNICO EM LONDRINA DE QUARTA A DOMINGO DAS 9h ÁS 19h





O Jardim Botânico de Londrina, localizado na região sul, foi aberto ao público às 9 horas desta terça-feira (17). A população poderá visitar o espaço de 110 hectares de quarta-feira a domingo, das 9h às 19h. As segundas e terças-feiras serão destinadas à finalização das obras, segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida (PMDB).
Cerca de R$ 17 milhões foram investidos nesta primeira etapa das obras. Segundo Cheida, a verba foi captada a partir de multas ambientais aplicadas na cidade desde 2008. A próxima etapa de construção deve ser iniciada em março do ano que vem. “O contrato para a próxima etapa das obras já está pronto e deve ser publicado em breve”, garantiu.
A estrutura entregue na manhã desta terça-feira (17) inclui segurança, recepção, salas de exposição, monitores, trilhas, arboreto, a estufa praticamente pronta, pistas de caminhada e ciclovia. Os jardins temáticos e lagos ainda não foram concluídos.
A partir desta terça-feira, ciclistas, skatistas, pais, mães e filhos que utilizam as pistas externas do Jardim Botânico serão recepcionados em um centro de visitantes. Ali, verão exposições, vídeos e imagens holográficas de animais e plantas. Antes de seguirem para as trilhas, acompanhados de monitores, receberão explicações e materiais sobre o espaço.
Jardim Botânico é entregue com três anos de atraso
Em obras desde 2008, o espaço foi inaugurado ainda incompleto, apesar das obras serem entregues com mais de três anos de atraso. Segundo Cheida, para 2014 estão em curso as licitações que darão início à segunda etapa do projeto, que vai custar em torno de R$ 5 milhões, já previstos no orçamento do estado, como confirmou o governador Beto Richa (PSDB) em visita a Londrina em 12 de dezembro. “Já está tudo equacionado e temos as dotações", garantiu Richa.
Para a conclusão do Jardim Botânico, ainda está prevista uma terceira etapa, ou seja, os londrinenses terão que esperar três ou quatro anos para vê-lo totalmente pronto. Entre as obras restantes estão anfiteatros – um deles já em estado bastante adiantado, segundo Cheida – , os jardins temáticos, restaurante, mais banheiros, salas de aula e um mirante de onde os visitantes poderão observar todo o Jardim Botânico do alto.
De acordo com o secretário, para evitar depredações que ocorreram em ocasiões passadas, o Jardim Botânico será monitorado por empresas especializadas e estagiários universitários. A segurança será feita pela Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, além de seguranças patrimoniais, que estão sendo requeridos. Ao todo, cerca de 40 pessoas trabalharão naquele espaço, parte delas custeadas pela iniciativa privada.
COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário