terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VOCÊ CONCORDA COM PRISÃO DOMICILIAR PARA GENOÍNO? TEM GENTE QUE QUER.

Post do leitor Reynaldo-BH

“ESPERO E DEFENDO A PRISÃO DOMICILIAR PARA JOSÉ GENOINO”
Post-do-Leitor1A insensibilidade humana não é das características elogiáveis em um povo, nação ou ser humano. Quando esta se manifesta, algo se perdeu. Em cada um. Em todos.
José Genoino é um homem de 67 anos. Doente, cardíaco e frágil.
Também é um corruptor condenado cumprindo pena.
A sociedade – e o Estado de Direito – tem que saber em nome da civilidade, unir estas pontas soltas que a vida de Genoino deixou acontecer.
Genoino – é importante que se diga – sabia, sim, das armações mensaleiras de Dirceu e Valério. Ninguém ousaria apor a assinatura duplamente, como presidente de partido e em nome pessoal como avalista, em um contrato creditício que não se sustentava.
Sem razão de ser, sem garantias e sem a menor possibilidade de ser pago. Este foi o crime de Genoino. Ser conivente e cúmplice.
São fartas as provas e a lógica do agir criminoso. Genoino sempre soube do que se tratava. De que era um empréstimo para não ser pago. Qualquer execução – era avalista – levaria à ruína ele próprio e a família. Tinha a certeza da farsa impune.
Isto justifica deixar em risco um homem de 67 anos em uma cadeia? As cadeias no Brasil são monstruosidades? Sim, são. E por isso se justifica virar as costas à realidade?
A verdade é que Genoino é um homem doente. Perdeu a saúde e com ela, até a independência que sempre teve. Depende de médicos, amparo e decisões de terceiros.
Não está apto a ser deputado, vereador ou síndico de prédio. Mas sempre será um ser humano.
Defendi uma junta médica para analisar o caso de Genoino. Foi feita e comprovou o pior. Infelizmente é um homem em risco de morte.
Que seja dado a Genoino o direito de cumprir a prisão em sua residência, perto dos seus e distante – o quanto puder – de intercorrências que possam abreviar-lhe a vida.
Ele foi condenado à prisão. Não à morte.
A pena maior que qualquer ser humano pode ter estará sempre, até o último dia de Genoino, sendo cumprida. O nome no rol dos culpados. De onde não sairá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário